Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Congresso dos EUA evita encerramento do Governo federal

O Congresso dos Estados Unidos conseguiu na quinta-feira à noite adiar de forma 'in extremis' a ameaça de uma paralisia dos serviços federais do país, após longos dias de negociações.

Congresso dos EUA evita encerramento do Governo federal
Notícias ao Minuto

03:29 - 03/12/21 por Lusa

Mundo EUA

Com uma votação de 69 a 28, o Senado aprovou um projeto de lei orçamental que prorroga o atual orçamento até 18 de fevereiro, adotado algumas horas antes na Câmara dos Representantes.

O projeto de lei tem sido objeto de ferozes negociações no Congresso dos EUA, com alguns legisladores republicanos a tentar paralisar os serviços federais - nem que seja apenas por alguns dias - para protestar contra os requisitos de vacina colocados pela administração Biden.

Cabe agora ao Presidente democrata assinar o orçamento até à meia-noite de sexta-feira para evitar um súbito corte no financiamento federal, forçando centenas de milhares de trabalhadores a despedimentos.

Num esforço para evitar esta situação altamente impopular entre os norte-americanos, o Biden e os líderes da Câmara, tanto democratas como republicanos, tinham exortado as suas 'tropas' a alinharem-se e a aprovarem o projeto de lei sem demora.

O líder da maioria democrática do Senado, Chuck Schumer, saudou este raro momento de unidade num Congresso normalmente propenso a disputas partidárias. "Agradeço aos membros desta câmara por nos protegerem de uma paralisia inútil e dispendiosa", disse.

Com este risco agora afastado, os legisladores eleitos devem agora lidar com uma ameaça igualmente crucial: têm até 15 de dezembro para aumentar o limite da dívida dos EUA para evitar o primeiro incumprimento soberano por parte da maior economia do mundo.

Caso contrário, o país poderia ficar sem dinheiro e ser incapaz de cumprir os seus pagamentos, uma situação potencialmente catastrófica que as grandes potências em todo o mundo estão a observar de perto.

Os EUA, que, como quase todas as grandes economias, vivem há décadas a crédito no que diz respeito às despesas governamentais, já levantaram muitas vezes o chamado "limite".

Alguns republicanos recusam-se a dar luz verde a uma suspensão do limite de endividamento, que dizem ser como dar a Joe Biden um cheque em branco para financiar os seus projetos de investimento.

E estão a instar os Democratas a aprová-la por si próprios, através de uma diligente manobra parlamentar, acusando o campo de Biden de contribuir para uma inflação recorde, à qual os norte-americanos são muito sensíveis durante a época das compras de Natal.

Se o Congresso conseguir aprovar estes projetos a tempo, poderá finalmente debater o gigantesco pacote de investimento social e ecológico desejado por Joe Biden, que a Casa Branca aguarda impacientemente.

O plano de 1,75 biliões de dólares, que inclui jardim de infância gratuito para todos e um financiamento substancial para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa dos EUA.

O líder da maioria democrata no Senado prometeu que o texto será adotado antes do Natal. Este cenário, como tantos outros no Congresso, permanece por enquanto altamente incerto.

Leia Também: EUA sem otimismo sobre regresso do Irão ao acordo nuclear

Recomendados para si

;
Campo obrigatório