Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Gana anuncia primeiros casos da variante Ómicron no país

As autoridades do Gana declararam hoje que os seus cientistas detetaram casos da variante Ómicron do vírus SARS-CoV-2 em passageiros que chegaram ao país em 21 de novembro, procedentes da Nigéria e da África do Sul.

 Gana anuncia primeiros casos da variante Ómicron no país
Notícias ao Minuto

16:07 - 01/12/21 por Lusa

Mundo Covid-19

Os casos foram detetados no Aeroporto Internacional de Kotoka, na capital Acra, depois de testes realizados em passageiros que chegaram ao país, disse hoje o diretor-geral do Serviço de Saúde de Gana, Patrick Kuma-Aboagye.

"Não vimos casos da variante Ómicron entre a comunidade no Gana", disse Kuma-Aboagye, segundo testes já realizados no país.

Entretanto, o diretor-geral do Serviço de Saúde de Gana sublinhou que o perigo é a variante Ómicron já estar incubada entre a população do país.

Entre as 200 amostras semanais de passageiros que chegaram ao aeroporto foi detetado que 28% destas, referentes a viajantes da Nigéria e da África do Sul, estavam infetadas com a variante Ómicron, disse William Ampofo, virologista do Instituto Memorial de Investigação Médica Noguchi, onde os testes foram realizados.

A Nigéria, o país mais populoso da África, também anunciou hoje que detetou os seus três primeiros casos da variante Ómicron em viajantes procedentes da África do Sul na semana passada.

O anúncio das autoridades nigerianas ocorreu quando o Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, está em Abuja, capital da Nigéria, na primeira etapa da viagem planeada pelo chefe de Estado da África do Sul à África Ocidental.

A África do Sul foi o primeiro país a notificar oficialmente o surgimento da variante Ómicron do vírus SARS-CoV-2 à Organização Mundial da Saúde (OMS) em 24 de novembro.

A covid-19 provocou pelo menos 5.214.847 mortes em todo o mundo, entre mais de 262,26 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

Uma nova variante, a Ómicron, foi recentemente detetada na África do Sul e, segundo a Organização Mundial da Saúde, o "elevado número de mutações" pode implicar uma maior infecciosidade.

Leia Também: AO MINUTO: Máximo de casos desde fevereiro; 20 passageiros sem teste

Recomendados para si

;
Campo obrigatório