Candidato do partido no poder das Honduras concede corrida presidencial

O candidato presidencial do Partido Nacional das Honduras, Nasry Asfura, felicitou na terça-feira a presidente-eleita nas eleições de domingo, Xiomara Castro.

Notícia

© Getty Images

Lusa
01/12/2021 09:35 ‧ 01/12/2021 por Lusa

Mundo

Eleições Honduras

 

Antes de Asfura, um empresário da construção civil que foi presidente da câmara de Tegucigalpa durante oito anos, o Partido Nacional, numa declaração, tinha reconhecido a vitória de Castro, líder do Partido da Liberdade e Refundação (Libre, esquerda), e mulher do ex-presidente Manuel Zelaya, deposto em Junho de 2009.

Acrescentou que hoje se encontrou "com Xiomara Castro e toda a sua família", e que foi "a casa dela para a felicitar pessoalmente".

"Agora quero dizer publicamente que a felicito pela sua vitória, e como presidente eleita desejo que Deus a ilumine e guie para que na sua administração ela faça o melhor em benefício de todos nós hondurenhos para alcançar o desenvolvimento e os anseios de democracia", sublinhou.

O presidente da câmara da capital também pediu a Castro para "respeitar os resultados de todos os nossos candidatos a deputados e presidentes de câmara do país", e agradeceu a todos aqueles que manifestaram o seu apoio como candidato presidencial do Partido Nacional, que esteve no poder durante três mandatos consecutivos.

Segundo a contagem levada a cabo pelo Conselho Nacional 53,41% votou em Xiomara Castro.

Asfura disse que ama o seu país e pediu aos seus compatriotas que reforçassem "a democracia e a paz em benefício desta grande família chamada Honduras".

"Respeitamos a vontade do povo expressa nas urnas, porque essa é a decisão da maioria. O país precisa de reconciliação e unidade para alcançar a harmonia e o trabalho, que é o caminho que nos conduzirá ao desenvolvimento por que todos ansiamos. Estou aqui e estarei sempre ao vosso serviço", acrescentou.

Castro está a caminho de se tornar a primeira mulher presidente das Honduras.

Leia Também: Partido de direita reconhece vitória da esquerda nas Honduras

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas