Meteorologia

  • 23 JANEIRO 2022
Tempo
11º
MIN 6º MÁX 14º

Edição

Taxa de participação nas eleições locais argelinas cresce para os 35%

Mais de oito milhões de argelinos votaram no sábado para escolher representantes locais e departamentais, cerca de 35% do eleitorado, uma participação mais elevada do que em eleições anteriores, anunciaram as autoridades.

Taxa de participação nas eleições locais argelinas cresce para os 35%
Notícias ao Minuto

06:51 - 28/11/21 por Lusa

Mundo Argélia

Após a votação, o presidente, Abdelmadjid Tebboune, descreveu as eleições como "o último passo na construção de um Estado moderno", prometendo construir "um Estado economicamente forte" num quadro de "democracia e liberdade do cidadão".

A Autoridade Eleitoral Nacional Independente (ANIE) indicou que vão ser necessários vários dias até que os resultados sejam conhecidos.

"A taxa de participação foi de 35,97% para as eleições municipais, pelo que 8.517.919 eleitores votaram", anunciou o presidente da ANIE, Mohamed Charfi, acrescentando que para as eleições departamentais, houve "8.145.226 eleitores, o que é uma taxa de 34,39%".

Com mais de oito milhões de eleitores em 23 milhões registados, a afluência às urnas atingiu uma média de 35%, ou seja, mais 12 pontos percentuais do que nas últimas eleições de junho, quando se registou uma abstenção recorde.

No total, 115.230 candidatos concorreram nas 1.541 comunas, e 18.910 candidatos a lugares de departamento em 58 prefeituras. As mulheres representaram apenas 15% do número total de candidatos.

Leia Também: Campanha das eleições na Argélia marcada pelo boicote da oposição

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório