Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Zelensky conversa com Charles Michel e Merkel sobre ameaça militar russa

O Presidente ucraniano Volodymir Zelensky manteve hoje conversações telefónicas com o presidente do Conselho Europeu Charles Michel e a chanceler alemã Angela Merkel para discutir a situação de segurança criada pela concentração de tropas russas perto da Ucrânia.

Zelensky conversa com Charles Michel e Merkel sobre ameaça militar russa
Notícias ao Minuto

06:38 - 26/11/21 por Lusa

Mundo Conselho Europeu

De acordo com um comunicado da Presidência ucraniana, Zelensky discutiu a situação na Ucrânia oriental com Michel e informou-o dos esforços do seu país para encontrar uma solução pacífica para o conflito russo-ucraniano.

O presidente do Conselho Europeu falou com o líder ucraniano sobre os resultados das suas conversações com o Presidente russo, Vladimir Putin, e salientou a sua convicção de que um diálogo entre a Rússia e a Ucrânia mediado pela União Europeia poderá ajudar a reduzir as tensões.

Na conversa que manteve com a chanceler alemã, Zelensky também discutiu o ajuntamento de tropas russas perto das fronteiras do seu país.

As partes acordaram na necessidade de coordenar os esforços da comunidade internacional para conter as ameaças russas e manter as políticas de sanções.

Concordaram igualmente com a importância de manter o trabalho do chamado formato da Normandia, composto pela Alemanha, França, Ucrânia e Rússia, para promover a procura de uma solução para a guerra em Donbass.

Zelensky agradeceu a Merkel pelo seu "apoio inabalável e de longa data" à soberania ucraniana e pela sua participação nas conversações no formato da Normandia.

A Ucrânia acusa a Rússia de reunir mais de 90.000 soldados perto das suas fronteiras e de preparar um ataque no início de 2022.

Por seu lado, o Kremlin negou estas acusações e assinalou que a Ucrânia está a atiçar as tensões na região a fim de resolver "pela força" o conflito no leste do país, que começou em 2014 entre os separatistas apoiados pela Rússia e o exército ucraniano.

Leia Também: Líderes da Arménia e Azerbaijão aceitam encontrar-se em Bruxelas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório