Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Putin acusa Kiev de "contínuas provocações" sobre movimentações militares

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, acusou quarta-feira Kiev de "contínuas provocações" sobre as movimentações militares no leste da Ucrânia, enquanto começam a surgir novas tensões entre Moscovo e o Ocidente, revelou o Kremlin em comunicado.

Putin acusa Kiev de "contínuas provocações" sobre movimentações militares
Notícias ao Minuto

06:42 - 25/11/21 por Lusa

Mundo Rússia

De acordo com a presidência russa, Putin "expressou a sua preocupação com as contínuas provocações do lado ucraniano com o objetivo de piorar a situação na linha da frente" durante uma conversa por telefone com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.

Nas últimas semanas, os Estados Unidos, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) e a União Europeia (UE) manifestaram repetidamente a sua preocupação com os movimentos das tropas russas junto à fronteira com a Ucrânia, temendo uma possível invasão, que a Rússia negou de forma veemente.

Por seu turno, Moscovo acusa o Ocidente de realizar exercícios ameaçadores nas suas fronteiras, em particular com bombardeiros estratégicos, e de piorar as coisas ao entregar armas a Kiev.

A Rússia anunciou hoje a sua intenção de fortalecer as suas forças armadas em resposta à "atividade crescente" da NATO nas suas fronteiras.

Moscovo denuncia regularmente o envio de tropas da NATO para as suas fronteiras e a ambição dos países que considera fazer parte da sua esfera de influência -- Ucrânia e Geórgia -- de aderirem à Aliança Atlântica.

O leste da Ucrânia tem sido atormentado desde 2014 por uma guerra contra separatistas pró-russos, que surgiu logo após a anexação da Crimeia por Moscovo e, desde então, custou mais de 13 mil vidas.

Apesar de negar, o Kremlin é visto como principal apoiante dos separatistas pró-russos e acusado de lhes facultar militares e armamento.

Leia Também: Polónia alerta para perigo crescente vindo da Rússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório