Candidatos da extrema direita e da esquerda na 2ª volta no Chile

O candidato da extrema direita, José Antonio Kast, e o da esquerda, Gabriel Boric, venceram a primeira volta das eleições presidenciais no Chile, que se realizam no domingo, segundo resultados parciais depois de contados 49,6% dos votos.

Chile

© Getty Images

Lusa
22/11/2021 06:32 ‧ 22/11/2021 por Lusa

Mundo

Chile

José Antonio Kast, ex-deputado e advogado de 55 anos, obteve 28,6% dos votos, seguido do deputado de esquerda e ex-líder estudantil Gabriel Boric, com 24,7% dos votos, segundo os resultados divulgados pelo Serviço Eleitoral.

Os dois vão concorrer à presidência do Chile na segunda volta das eleições, em 19 de dezembro.

É a primeira vez, desde o regresso à democracia, em 1990, que os partidos tradicionais de centro-esquerda e de centro-direita não passaram à segunda volta das presidenciais no Chile.

Sete candidatos competiram para suceder, no palácio presidencial de La Moneda, ao chefe de Estado cessante, Sebastián Piñera, representando um espetro político muito amplo.

Nas eleições gerais de domingo puderam votar cerca de 15 milhões de chilenos para eleger o novo Presidente e também deputados e senadores que tomarão assento no Congresso nacional.

Leia Também: Presidente do Chile pede comemorações pacíficas nas eleições de hoje

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas