Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

Covid-19: Estudo observa queda das infeções no Reino Unido

O número de infeções por SARS-CoV-2 desceu na semana passada no Reino Unido, de acordo com um estudo do Instituto de Estatísticas britânico (ONS) publicado hoje, o que um especialista admite ser um sinal da crescente imunidade no país.

Covid-19: Estudo observa queda das infeções no Reino Unido
Notícias ao Minuto

17:11 - 19/11/21 por Lusa

Mundo Pandemia

O barómetro semanal do ONS calculou que 964.800 pessoas estavam infetadas com o novo coronavírus no Reino Unido entre 07 e 13 de novembro, menos 10% do que na semana anterior e a primeira vez abaixo de um milhão desde outubro. 

Este estudo concentra-se em pessoas que estão em casa e não contabiliza internados no hospital ou residentes em lares de idosos, e estima a prevalência do vírus na comunidade com base numa amostra de testes positivos que recebe. 

Pelo contrário, o número de casos relatados diariamente pelo Governo britânico restringe-se aos infetados confirmados que fizeram teste porque tinham sintomas ou tiveram algum contacto de risco.

O número médio de novos casos no Reino Unido publicado pelas autoridades tem apresentado uma ligeira tendência de aumento nos últimos dias. 

Entre 13 e 19 de novembro foram registados 281.128 casos, mais 13,1% do que nos sete dias anteriores, uma média diária de 40.161 casos. 

No mesmo período, morreram 1.038 pessoas, menos 4,8% do que nos sete dias anteriores, uma média de 148 óbitos por dia. 

John Edmunds, professor na Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres e membro de um grupo de cientistas que aconselha o Governo, disse hoje à estação pública britânica BBC que o Reino Unido poderá estar a beneficiar do impacto das vacinas de reforço nos mais idosos e pessoas vulneráveis, lançadas em setembro, e da imunidade desenvolvida pelas crianças e jovens resultante do elevado nível de infeções registado desde julho. 

"Estamos numa situação muito diferente, em alguns aspetos à frente" do resto da Europa, onde se regista atualmente uma nova vaga de casos, afirmou.

Porém, o cenário pode mudar se as vacinas de reforço, alargadas, entretanto, aos maiores de 40 anos, não tiverem grande adesão porque, ao remover todas as restrições desde julho, incluindo o uso de máscara, o Governo apostou na vacinação para controlar a pandemia.

"É incerto se as coisas vão piorar", declarou o especialista, prevendo que o nível de infeções vai continuar alto durante o inverno, mesmo se não chegar aos números de vagas anteriores. 

O estudo REACT publicado na quinta-feira pela universidade Imperial College London com os resultados de outubro também concluiu que as infeções já estavam a diminuir, apesar de continuarem num nível elevado. 

As taxas eram mais altas em crianças em idade escolar, nos grupos dos 05 aos 12 anos e dos 13 aos 17 anos, mas o estudo descobriu que a vacina está a ajudar a reduzir a disseminação do vírus entre os menores. 

Os adolescentes com idades entre 12-17 que receberam uma única dose da vacina Pfizer apresentaram um risco 56% inferior de infeção em comparação com crianças não vacinadas, e menos 68% para infeções sintomáticas.

Hoje foi igualmente publicado um relatório do organismo que fiscaliza a despesa pública, o National Audit Office, no qual constata que o Governo britânico não estava preparado para o impacto da pandemia covid-19.

Os planos existentes contavam apenas com uma pandemia de gripe ou de doenças infecciosas como o ébola, e não com uma doença com as características da covid-19 que tem uma taxa de mortalidade mais baixa, mas que pode ser transmitida por pessoas sem sintomas. 

O relatório entende que o Governo estava concentrado a preparar-se para o 'Brexit' (saída britânica da União Europeia) e não tinha planos de apoio aos trabalhadores (lay-off), de interrupção escolar ou de proteção de pessoas vulneráveis. 

Leia Também: AO MINUTO: Portugal está na "5.ª fase pandémica"; EUA alargam reforço

Recomendados para si

;
Campo obrigatório