Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Massacre de Sandy Hook. Alex Jones considerado responsável por difamação

O criador do 'site' de teorias da conspiração Infowars, Alex Jones, foi considerado hoje responsável por difamação no caso do massacre da escola primária de Sandy Hook, em Newtown, no estado norte-americano do Connecticut, que alegou ser uma "fraude".

Massacre de Sandy Hook. Alex Jones considerado responsável por difamação
Notícias ao Minuto

07:10 - 16/11/21 por Lusa

Mundo EUA

A juíza Barbara Bellis deu o passo pouco comum ao acusar o teórico da conspiração norte-americano de extrema-direita por incumprimento nas ações judiciais por difamação, devido à "falha em produzir informação com material crítico de que os queixosos precisavam para provar as reivindicações".

O incumprimento significa que a juíza vai decidir a favor dos pais das crianças e fará uma audiência para determinar a compensação que Alex Jones deverá pagar por danos.

Os advogados dos pais alegaram que Alex Jones e as suas empresas, incluindo a Infowars e a Fere Speech Systems, violaram as regras do tribunal ao não entregar os documentos.

Alex Jones não cedeu informações internas que revelam como o promotor de teorias da conspiração e a Infowars lucraram ao falar sobre o tiroteio no estabelecimento de ensino e outros massacres massivos.

"O seu padrão de desafiar e ignorar ordens judiciais para produzir informações suscetíveis está bem estabelecido", escreveram os advogados das famílias numa nota, em julho.

Os advogados de Alex Jones negaram a violação das regras do tribunal sobre a divulgação de documentos e pediram que Barbara Bellis fosse retirada do caso, referindo que a magistrada não foi imparcial.

Recentemente, um juiz do Texas emitiu decisões semelhantes contra Alex Jones através de três processos por difamação movidos por famílias de Sandy Hook no Connecticut, declarando o teórico da conspiração responsável por danos, após incumprimento, por não entregar os documentos.

Foram também ordenadas audiências para determinar os danos.

O tiroteio na escola primária em Newton, em 2012, matou 20 crianças de seis e sete anos e seis adultos.

As famílias de algumas das vítimas do tiroteio processaram Alex Jones, a Infowars e outros em tribunais no Texas e no Connecticut por causa de conspiração fraudulenta, afirmando que os seguidores do promotor de teorias da conspiração as assediaram e as ameaçaram de morte.

Leia Também: "É preciso muito desespero para inventar uma mentira tão grotesca"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório