Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Frisos do Parténon vão ser abordados na visita de Mitsotakis a Johnson

O primeiro-ministro grego considera que a reunificação das esculturas roubadas é um assunto que está fora da alçada do Museu Britânico, em Londres.

Frisos do Parténon vão ser abordados na visita de Mitsotakis a Johnson
Notícias ao Minuto

23:12 - 15/11/21 por Fábio Nunes

Mundo Grécia

Os frisos do Parténon continuam a ser a uma questão fraturante entre Atenas e Londres. A Grécia exige há anos que o Museu Britânico, em Londres, devolva os frisos de mármore, que foram roubados em 1802 e levados para o Reino Unido quando o território grego fazia parte do Império Otomano.

Os frisos do Parténon deverão ser um dos temas de conversa que o primeiro-ministro grego leva na bagagem para a visita que vai fazer brevemente ao Reino Unido, revela o The Guardian.

Kyriakos Mitsotakis vai encontrar-se com o seu homólogo britânico, Boris Johnson, em Downing Street e vai argumentar que a reunificação dos frisos do Parténon é um tema intergovernamental e que está fora da esfera do Museu Britânico.

“É de grande importância para ele [Kyriakos Mitsotakis]”, disse uma fonte citada pelo The Guardian. “Os nossos argumentos são muito fortes. Agora é altura de termos um diálogo de boa vontade”.

Poucos políticos gregos têm dado tanta importância ao regresso dos frisos à Grécia como o atual primeiro-ministro helénico, que chegou a descrever a recusa das autoridades britânicas em participarem em conversações como uma “batalha perdida”.

O líder grego deseja que os frisos regressem ao país a tempo das celebrações do bicentenário da independência da Grécia, que decorrem este ano.

Leia Também: Ativistas de direitos humanos julgados na Grécia em caso criticado por PE

Recomendados para si

;
Campo obrigatório