Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Meta para fim de pandemia reforçada; Portugal "confortável"

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

AO MINUTO: Meta para fim de pandemia reforçada; Portugal "confortável"
Notícias ao Minuto

08:12 - 10/11/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Há já 86% da população portuguesa com a vacinação completa contra a Covid-19 (8.904.253 pessoas), numa semana em que a região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) foi a que mais doses inoculou (8.643). Os dados constam do Relatório de Vacinação, esta quarta-feira divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Ainda de destacar que 87% da população - o equivalente a 9.039.364 pessoas - têm pelo menos uma dose da vacina. 

Os especialistas da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa admitem que o país pode estar a entrar na 5.ª vaga de Covid-19 e defendem o reforço da vacina em grupos etários onde os novos casos têm aumentado, mesmo que tenham baixo risco de doença grave. Defendem também que, se o índice de transmissibilidade (Rt) se mantiver acima de 1,1, o número de novos casos pode chegar aos 2.000 diários na primeira quinzena de dezembro.

A administração dos EUA promove hoje uma reunião ministerial sobre a crise sanitária da Covid-19, que já fez mais de cinco milhões de mortos em todo o mundo, para coordenar entre governos e agências internacionais o combate contra o novo coronavírus e "pandemias futuras".

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19: 

00h00 -  Boa noite! Este registo de acompanhamento da pandemia termina por aqui, mas será retomado na manhã de quinta-feira. Já sabe, em caso de sintomas, mantenha-se isolado e contacte a Linha de Saúde 24 (808 24 24 24) e siga as recomendações. 

23h57 - Países Baixos registam mais de 12 mil casos diários e estudam restrições
 
O Governo dos Países Baixos está a estudar o reforço ou a introdução de novas restrições, como a redução do horário na restauração, para conter o aumento de infeções de covid-19, que já ultrapassaram os 12 mil casos diários. As novas medidas devem ser anunciadas numa conferência de imprensa na sexta-feira pelo primeiro-ministro dos Países Baixos, Mark Rutte, e irão somar-se às que entraram em vigor no último fim de semana.

23h08 - Madeira regista mais 38 casos de Covid-19 e tem 361 situações ativas 
A Madeira reportou hoje mais 38 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas e sinalizou 361 infetados, estando 11 pessoas internadas no Hospital do Funchal, informou hoje a Direção Regional de Saúde (DGS). Oboletim diário da situação epidemiológica indica que a região soma um total de 12.501 infetados desde o início da pandemia. Sobre os novos casos identificados, seis são importados, sendo três do Reino Unido, dois da Alemanha e um da Suécia, sendo os outros 32 de transmissão local.

22h27 - Meta fim da pandemia até setembro de 2022 reforçada nos EUA
 
Cerca de 40 representantes diplomáticos internacionais reafirmaram hoje o objetivo de declarar a pandemia de covid-19 extinta até setembro do próximo ano, numa reunião ministerial virtual convocada pelos Estados Unidos. Na abertura da sessão, Antony Blinken, secretário do Estado norte-americano, relembrou a "meta ambiciosa de acabar com a pandemia até à Assembleia Geral da ONU", programada para acontecer em Nova Iorque entre 20 e 27 de setembro do próximo ano.

21h11 - Portugal participa em projeto que vai avaliar impacto das variantes
 
Portugal participa num projeto internacional que vai avaliar o impacto do ensino à distância na aprendizagem durante a pandemia de covid-19 e das variantes do novo coronavírus nos tratamentos e vacinas. O projeto EuCARE, que vai ser oficialmente lançado na quinta e sexta-feira, em Roma, Itália, irá reunir e analisar dados de amostras de doentes, profissionais de saúde e da população escolar.

19h47 - Rangel acusa Governo de não preparar "pós pandemia". "Onde anda Temido?"

Paulo Rangel, um dos três candidatos à liderança do PSD, reagiu, no Facebook, à demissão de dez médicos - chefes da urgência cirúrgica - do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, esta quarta-feira conhecida. O social democrata recordou o caso passado em Setúbal e acusou o Governo de não ter preparado o "pós-pandemia". "A demissão dos chefes das urgências começou por Setúbal, alastrou ao país; agora chega a Lisboa - Santa Maria. O Governo não preparou o pós-pandemia, deixa instalar o caos e não previne o agravamento da pandemia", declarou o candidato à liderança 'laranja'. E deixou uma pergunta: "O Primeiro-Ministro está em Berlim. Onde anda a Ministra?"

19h32 - França regista 33 mortes por Covid-19 e 11.883 casos nas últimas 24h

França relatou, nas últimas 24 horas, mais 33 mortes e 11.883 novos casos da Covid-19. Os dados foram revelados esta quarta-feira pelas autoridades de saúde, que notaram ainda uma subida no número de internamentos. No espaço de uma semana, os óbitos aumentaram 15% e os contágios 56%. No total, desde o início da pandemia, o país já contabilizou 7.244.040 infeções pelo novo coronavírus e 118.056 vítimas mortais. 

19h07 - Portugal "numa situação ligeiramente mais confortável que outros países"
 
A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, afirmou hoje que, apesar do aumento de infeções com o novo coronavírus, o seu impacto tem sido moderado e Portugal está numa situação confortável no que toca ao risco de doença grave. O aumento de casos de infeção pelo novo coronavírus em Portugal "não tem sido muito acentuado e não tem sido acompanhado de doença muito grave", afirmou Graça Freitas, considerando que o impacto do crescimento do número de casos nos serviços de saúde e na mortalidade tem sido "moderado". A "elevadíssima taxa de cobertura vacinal, no país que ultrapassou os 86% de população vacinada" coloca Portugal "numa situação ligeiramente mais confortável que os outros países em relação à probabilidade de vir a ocorrer doença grave na nossa população", defendeu a diretora-geral da Saúde, na Marinha Grande.

18h38 - Trabalhadores eslovacos sem certificado de vacina ficam sem salário

O governo da Eslováquia, país que registou hoje um recorde de contágios diários de covid-19 desde o início da pandemia, anunciou que deixará de pagar salário aos trabalhadores sem certificado oficial de vacinação. A medida, que abrange os trabalhadores não vacinados contra a covid-19, que não tenham tido e recuperado da doença ou não tenham ainda feito um teste de despistagem, inclui a fiscalização com controlos policiais para garantir que se cumprem as restrições.

18h25 - Reino Unido regista primeiro caso de cão infetado com Covid-19

Um cão testou positivo à Covid-19, no Reino Unido. Este será o primeiro caso do género no pais. Segundo o Mirror, o animal terá contraído a doença através dos donos, que também estavam infetados. A infeção foi confirmada depois de ter sido submetido a testes pela Agência de Saúde Animal e de Plantas, em Surrey, na semana passada.

18h18 - Jogador da NFL hospitalizado de emergência após contrair Covid-19

O treinador dos Minnesota Vikings, Mike Zimmer, anunciou, esta quarta-feira, que um jogador da equipa - cujo nome não foi revelado - foi hospitalizado de emergência após ter contraído uma infeção pelo novo coronavírus. "Um dos nossos jogadores, que estava vacinado, teve de ir aos serviços de urgência, ontem à noite, devido à Covid-19. Isto é duro. 29 pessoas estão a ser testadas, enquanto contactos próximos, incluindo eu próprio", afirmou, em declarações reproduzidas pelas plataformas oficiais da NFL.

17h46 - Cidade Universitária recebe mais de mil utentes por dia para reforço
 
Mais de mil utentes estão a recorrer diariamente ao centro de vacinação na Cidade Universitária, em Lisboa, a maioria idosos e muitos com o apoio de canadianas ou em cadeiras de rodas e acompanhados, dada a fragilidade desta faixa etária. Desde que abriu na segunda-feira a modalidade "casa aberta" para as pessoas com 80 ou mais anos, a afluência ao centro de vacinação para receber a terceira dose da vacina contra a Covid-19 e contra a gripe aumentou.

17h36 - Incidência volta a subir. Espanha com mais 6.461 casos e 59 mortes

Espanha notifica, desde quarta-feira, mais 6.461 novos casos de contágio por Covid-19 e 59 mortes. Os dados são referente aos dois últimos dias, dado que ontem o ministério da Saúde não publicou o seu relatório sobre a situação da Covid-19 no país. A incidência de novos casos por 100 mil habitantes volta a subir e está agora nos 62,7 casos, em 14 dias. Desde o início da pandemia, 87.617 pessoas já morreram no país e 5.038.517 ficaram infetadas com a doença.

17h23 - Itália vai administrar terceira dose da vacina a maiores de 40 anos
 
A Itália vai administrar a terceira dose da vacina contra a covid-19 às pessoas com idade entre 40 e 60 anos a partir de 01 de dezembro, confirmou hoje o ministro da Saúde italiano, Roberto Speranza. "Cremos que a terceira dose é essencial na nossa estratégia de luta contra a covid-19", afirmou o ministro, numa intervenção no parlamento. O titular da pasta da Saúde também indicou que o Governo está a analisar se deve prolongar a validade do certificado sanitário, que atualmente tem a duração de um ano para os vacinados e de seis meses para os que recuperaram da doença.

17h26 - Itália regista mais de 7 mil novos casos e 60 mortes nas últimas 24h

Itália registou, esta quarta-feira, mais 7.891 casos de Covid-19 (ontem foram 6.032) e 60 mortes (ontem, havia 68) associadas à doença, elevando para 4.826.738 o total de contágios e para 132.551 as vítimas da pandemia no país. Segundo os dados divulgados esta quarta-feira pelas autoridades italianas, o número de recuperados são um total de 4.591.328  (mais 5.319 hoje). O número de casos ativos passa os 100 mil (102.859), mais 2.654 em relação a ontem.

17h05 - Mais de dois milhões receberam uma dose de reforço da vacina em Espanha

Um total de 2.004.741 de espanhóis receberam uma dose de reforço da vacina contra a Covid-19. Esta dose está de momento direcionada para pessoas em condições de alto risco de infeção, com mais de 70 anos de idade e que vivem em lares. De acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira pelo Ministério da Saúde, 1.750.670 doses foram da Pfizer e o restante da Moderna. Em Espanha, até agora, 37.417.377 pessoas receberam o esquema vacinal completo, o que representa 88,8% da população-alvo, que seja maior de 12 anos e 38.117.778 pessoas receberam pelo menos uma dose (90,5%).

16h39 - Reino Unido reporta mais 214 mortes e mais de 39 mil novos casos

O Reino Unido reportou, esta quarta-feira, mais 214 mortes e 39.329 novos casos relacionados com a Covid-19, de acordo com os dados do governo referentes às últimas 24 horas. No total, desde o início da pandemia, o país somou 142.338 mortes e 9.406.001 casos referentes ao novo coronavírus. 

16h21 - Há 86% da população com a vacinação completa; LVT inoculou mais

Há já 86% da população portuguesa com a vacinação completa contra a Covid-19, numa semana em que a região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) foi a que mais doses inoculou. Os dados constam do Relatório de Vacinação, esta quarta-feira divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). 

15h53 - Vacinação decorre com normalidade em Portalegre, mas idosos sentem dificuldades
 
A terceira fase da vacinação contra a covid-19 está a decorrer com normalidade em Portalegre, embora uma parte dos idosos reconheça que está a sentir algumas dificuldades na comunicação em relação aos agendamentos. Num dos salões do quartel dos Bombeiros Voluntários de Portalegre está instalado desde o início deste mês o centro de vacinação, estando a operação a decorrer semanalmente às quartas e quintas-feiras, com normalidade, apesar da "azáfama" provocada pela logística em curso, como constatou a agência Lusa no local.  

15h22 - Mais 5 mortes e 1.654 casos nas últimas 24 horas. Incidência e Rt sobem

Portugal contabilizou nas últimas 24 horas cinco mortes e 1.654 novos casos. A informação está presente no boletim epidemiológico divulgado esta quarta-feira pela DGS. No total, o país regista já 18 222 óbitos e 1100 961 infetados. A incidência e o R(t) subiram e voltamos assim, novamente, ao vermelho na matriz de risco.

15h17 - Bebé criada durante confinamento surpreende mãe com a primeira palavra

Muitos pais anseiam pela primeira palavra dos filhos. Será pai? Será mãe? Miley nasceu no Reino Unido poucos meses antes do primeiro confinamento. Tinha apenas cinco meses quando em março de 2020 o mundo se fechou em casa para travar a progressão da pandemia da Covid-19. O seu primeiro ano foi, por isso, vivido em plena pandemia, com muitos confinamentos e regras sanitárias. Mas, recentemente, a bebé disse a sua primeira palavra para alegria, e surpresa, dos pais. Acontece que não foi nem pai, nem mãe, nem nenhuma das primeiras palavras que os bebés costumam proferir. 

15h00 - Escola de Carregal do Sal reabre na quinta-feira
 
A Escola Básica Nuno Álvares em Carregal do Sal reabre na quinta-feira, depois de ter encerrado no dia 4 e após a realização de testes à Covid-19 com resultados negativos. "Os alunos regressam todos amanhã [quinta-feira] à escola, porque termina hoje o isolamento imposto e ontem [terça-feira] fizeram todos testes e estão todos negativos", afirmou à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Carregal do Sal.

14h25 - Covid-19 agravou número de diabéticos não diagnosticados
 
"Existem muitos diabéticos que desconhecem que o são, o que vai condicionar o aparecimento de complicações da doença não controlada, aumentando o risco de morte prematura e diminuindo a qualidade de vida", avisa Lèlita Santos, especialista de medicina interna e presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, num artigo de opinião partilhado com o Lifestyle ao Minuto.

14h15 - Maior feira de importação da China marcada por restrições de Covid-19
 
A maior feira de importação da China terminou hoje, marcada por restrições no acesso ao pavilhão, numa altura em que o país asiático tenta travar o ressurgir de surtos de Covid-19 em várias províncias.

14h00 - Bulgária ativa mecanismo de proteção civil da UE
 
A Bulgária ativou na terça-feira o mecanismo europeu de proteção civil devido à situação da pandemia de Covid-19 no país, tendo pedido nomeadamente medicamentos e dispositivos médicos, disse hoje a Comissão Europeia.

13h35 - França esclarece: Certificado vai caducar seis meses após a segunda dose

Em França, as pessoas com mais de 65 anos terão de receber a terceira dose entre seis a sete meses após a segunda. É que, depois desse período, o certificado de vacinação vai caducar. O esclarecimento foi feito esta quarta-feira pelo porta-voz do Governo francês, Gabriel Attal, depois de Emmanuel Macron ter dito que as pessoas com mais de 65 anos vão ter de tomar a terceira dose da vacina contra a Covid-19 para aceder a locais públicos, como restaurantes ou bares.

13h20 - Gouveia e Melo rejeita regresso à task force e critica "sebastianismo"
 
O vice-almirante Henrique Gouveia e Melo não vê com bons olhos o seu regresso à task force do processo de vacinação contra a Covid-19, rejeitando um "sebastianismo" que não seria saudável para o país.

12h55 - Bombeiros envolvidos no transporte de doentes vão receber dose de reforço
 
A dose de reforço da vacina contra a Covid-19 vai ser dada também aos bombeiros envolvidos no transporte de doentes, segundo a norma atualizada pela Direção Geral da Saúde (DGS).

12h51 - Açores com 31 novos casos de infeção e 34 recuperações
 
Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 31 novos casos de Covid-19, sendo 27 em São Miguel, dois em São Jorge, um na Terceira e um no Faial, e 34 recuperações, adianta hoje a Autoridade de Saúde.

12h40 - Pandemia já matou pelo menos 5.062.911 pessoas no mundo
 
A pandemia de Covid-19 matou, até hoje, pelo menos 5.062.911 pessoas em todo o mundo desde dezembro de 2019, segundo um balanço realizado pela agência France-Presse com base em fontes oficiais.

11h45 - Mais de uma centena de alunos do 1.º ciclo de Vinhais em isolamento
 
Mais de uma centena de alunos do 1.º ciclo de Vinhais, no distrito de Bragança, estão desde hoje em casa, como medida preventiva da propagação da Covid-19, depois de terem sido detetados quatro casos positivos.

11h30 - "Testar é fundamental para controlar a pandemia", lembra o SNS.

11h25 - Alemanha recomenda vacinar menores de 30 exclusivamente com a Pfizer

O comité consultivo de vacinas da Alemanha recomenda apenas a vacina da BioNTech/Pfizer para pessoas com menos de 30 anos, já que é aquela que apresenta uma taxa menor de inflamações cardíacas em pessoas mais jovens, foi anunciado na manhã desta quarta-feira.

11h20 - Mais de 100 mil vacinas perderam validade e foram descartadas em Madrid

O Governo da Comunidade de Madrid reconheceu que teve de descartar 117.977 doses de vacinas entre 27 de dezembro do ano passado, quando começou a campanha de imunização em massa contra a Covid-19, e 29 de outubro de 2021.

10h55 - Quatro leões de um jardim zoológico de Singapura testaram positivo à Covid-19, depois de terem tido contacto com tratadores infetados, e apresentam sintomas como tosse e espirros.

10h44 - "Podem morrer mais 500 mil pessoas na Europa até fevereiro", alerta OMS

O aumento de casos na Europa começa a preocupar, cada vez mais, as autoridades sanitárias e não só. A Organização Mundial de Saúde (OMS) já deu o alerta e revela que o principal problema são os 24% da população europeia que teima em não se vacinar, embora já tenha tido oportunidade de fazê-lo.

A OMS não teme, por isso, em referir-se a esta nova vaga de casos como a "pandemia dos não vacinados" e, em entrevista ao La Vanguardia, Hans Kluge revela que se a situação assim se mantiver, podemos vir a registar mais 500 mil mortes até fevereiro.

10h40 - EMA avalia administração de vacina da Moderna a partir dos 6 anos

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) está a avaliar a possível administração na União Europeia (UE) da vacina para a Covid-19 da Moderna a crianças dos 6 aos 11 anos, foi hoje divulgado. A EMA prevê a divulgação de um parecer dentro de dois meses.

10h35 - Selecionador nacional de sub-21 testa positivo à Covid-19

O selecionador nacional sub-21, Rui Jorge, testou esta terça-feira positivo à Covid-19, informou, em nota oficial, a Federação Portuguesa de Futebol. O selecionador português vai agora cumprir um período de isolamento profilático que o impossibilita de comandar os sub-21 nos dois próximos jogos de qualificação, ambos diante do Chipre, em Larnaca (12 de novembro) e Faro (16 de novembro).

10h08 - A Hungria registou 8.434 novas infecções por Covid-19 esta quarta-feira, a maior contagem diária desde o início de abril, com o número de novos a duplicar em relação à semana passada. A Eslováquia reportou 7.055 novos casos, o número mais alto desde o início da pandemia.

9h45 - Rússia reporta um novo máximo de óbitos pelo segundo dia consecutivo

A Rússia registou pelo segundo dia consecutivo um novo máximo de óbitos devido à Covid-19. Os dados revelados esta quarta-feira pelo centro de crise anticoronavírus indicam que morreram 1.239 pessoas nas últimas 24 horas - no dia anterior tinham sido notificadas 1.211 mortes. A Rússia superou as 250 mil vítimas mortais devido à Covid-19. 

9h30 - Também a Noruega, um dos países menos afetados na Europa pela pandemia do novo coronavírus, registou nas últimas 24 horas um recorde de 2.126 novos casos.

Segundo os últimos dados do Instituto de Saúde Pública norueguês, o número de internamentos está agora em 187, 11 a mais que no dia anterior.

8h53 - República Checa regista recorde de novos casos desde março

A República Checa registou o maior número de novos casos de Covid-19 desde março desde ano, com 14.539 testes positivos nas últimas 24 horas. É um aumento significativo face aos 9.253 casos registados ontem.

8h25 - Não-vacinados por opção em Sigapura sem acesso a tratamento gratuito

O governo de Singapura anunciou esta segunda-feira que não vai pagar os tratamentos médicos a doentes com Covid-19 que escolheram não ser vacinados. A decisão é justificada pelo facto de o aumento de casos de infeção por coronavírus e hospitalizações decorrentes da Covid-19 se dever essencialmente a pessoas não-vacinadas.

7h52 - Alemanha regista maior número de casos desde o início da pandemia

A Alemanha reportou, nas últimas 24 horas, 39.676 novos casos de Covid-19 e 236 mortes associadas à doença, segundo os dados divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Robert Koch. É o maior número de casos diários desde o início da pandemia.

7h45 - Pfizer pede a reguladores dos EUA reforços da vacina para todos os adultos
 
A Pfizer pediu hoje aos reguladores norte-americanos para permitirem reforços da sua vacina Covid-19 para qualquer pessoa com 18 ou mais anos, numa altura de preocupação com o aumento da propagação com viagens e reuniões de férias.

7h30 - Resposta global à pandemia debatida em reunião ministerial nos EUA
 
Uma reunião ministerial virtual nos Estados Unidos vai discutir hoje a coordenação do combate ao vírus SARS-CoV-2, a distribuição internacional de vacinas e a preparação para "pandemias futuras".

7h14 - China deteta 54 casos nas últimas 24 horas
 
A China detetou 54 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, 39 por contágio local e os restantes oriundos do estrangeiro, anunciaram hoje as autoridades de saúde do país.

7h00 - Bom dia! Iniciamos um novo acompanhamento da pandemia. Pode recordar o anterior através deste link.

Leia Também: AO MINUTO: Grécia atinge novo máximo; Brasil com mais 10.948 infeções

Recomendados para si

;
Campo obrigatório