Há mais uma coisa de que os Três Reis Magos não se podem esquecer além de ouro, incenso e mirra quando viajam para visitar o Menino Jesus este ano: o certificado Covid.
Os artesãos da rua San Gregorio Armeno, no centro histórico de Nápoles, em Itália, são famosos por usar a arte para adaptar seus presépios aos tempos que se vivem.
“O ano passado foi o ano das máscaras, então as estatuetas de Maria, José e os Três Reis Magos estavam a usar máscara... Este ano parecia que a coisa certa era continuar a seguir nessa direção”, disse o artesão Marco Ferrigno à Reuters.
O certificado Covid, que mostra que alguém recebeu pelo menos uma dose da vacina, teve resultado negativo para a doença ou recuperou recentemente do vírus, é um requisito em Itália para viagens em transportes intermunicipais e para aceder a vários locais culturais e de lazer.
"Como os Três Reis Magos têm de fazer uma longa jornada até ao berço, dei-lhes a todos o certificado para que tenham os documentos necessários para viajar", explicou Ferrigno.
Os presépios napolitanos tornaram-se uma forma de arte no período barroco. Muitas famílias italianas têm um em exposição em casa durante a época do Natal.
"Todos nós temos o certificado. Por que não deveriam os Três Reis Magos ter também? Estão a vir de tão longe e a atravessar tantos países... É uma boa mensagem para as pessoas. Todos nós devemos ter o certificado", atirou um turista questionado pela agência sobre a ideia.
Veja na galeria acima algumas imagens.
Leia Também: Certificado Covid? Utentes já podem atualizar dados no Portal do SNS 24