Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Advogado usa octogenários para lavar fundos de rede de narcotráfico

Esquema era controlado remotamente desde Alicante pelo traficante Juan Andrés Cabeza que terá movimentado quatro mil quilos de cocaína. Um dos idosos já tinha morrido.

Advogado usa octogenários para lavar fundos de rede de narcotráfico
Notícias ao Minuto

10:38 - 04/11/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Madrid

Um advogado madrileno usou um grupo de seis octogenários para lavar fundos da maior rede de narcotráfico desmantelada da Comunidade Valenciana. 

Juan Ramón García Crespo, investigado desde 2019 na Operação Beautiful, Espanha, usou seis idosos sem recursos - um deles já falecido - para legalizar o fluxo de recursos da rede de narcotráfico.

De acordo com a informação avançada pelo jornal El País, o esquema era controlado remotamente desde Alicante pelo traficante Juan Andrés Cabeza que terá movimentado quatro mil quilos de cocaína.

Os idosos, vítimas deste advogado que se encontra em liberdade e acusado de branqueamento e envolvimento numa organização criminosa, geriam em 2018 um total de 387 empresas que tinham 414 imóveis em seu nome na capital espanhola, Madrid. 

Apartamentos, garagens, depósitos, tudo serviu para canalizar o dinheiro da cocaína. O esquema tinha uma teia de cerca de 300 contas bancárias para esconder o rasto do dinheiro.  

Um dos idosos, José Luis G., que alegadamente 'lavou' 314 mil euros, admite que o advogado pagou aos octogenários para prestar a sua assinatura num cartório mas escusou-se a tecer mais comentários.

Dos seis testa de ferro do esquema, um deles está morto. Este octogenário falecido 'controlava' 32 propriedades, 13 veículos de luxo e dois barcos avaliados em mais de meio milhão de euros. O seu armazém ficava em nome da Sail Rent SL, uma empresa de automóveis com ativos de 2,4 milhões que alegadamente o advogado García Crespo usou para legalizar o dinheiro do narcotraficante Cabeza.

Foram lavados 756.140 euros  para a organização com recurso a este homem já falecido. 

Leia Também: "Irei feliz". Javier, o primeiro madrileno a submeter-se à eutanásia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório