Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Níger. Contrabandistas de migrantes detidos com cooperação internacional

Membros de uma rede de contrabando de migrantes do Níger para a Europa foram detidos através de uma investigação entre as polícias nigerina, espanhola e francesa, informaram hoje as autoridades francesas.

Níger. Contrabandistas de migrantes detidos com cooperação internacional
Notícias ao Minuto

21:09 - 29/10/21 por Lusa

Mundo Níger

No total, três traficantes foram presos esta semana em Zinder, no sul do Níger, enquanto transportavam cerca de 15 migrantes.

O responsável principal também foi preso quando alojou cerca de 15 migrantes na sua casa em Maradi (a segunda cidade mais populosa do Níger), disse um membro do Ministério do Interior francês, Olivier Lefebvre.

A investigação, conduzida desde agosto por três polícias franceses, três espanhóis e uma dúzia de nigerinos, levou também à detenção de dois contrabandistas em Agadez, no centro do Níger.

O tráfico de migrantes teve origem na cidade de Kano, na vizinha Nigéria, de onde eram originárias as pessoas que iriam chegar à Europa. Os traficantes deviam levá-los à Grécia ou Itália, onde nunca chegaram, pela Líbia, disse Olivier Lefebvre.

Desde 2019, as investigações da Direção para a Cooperação de Segurança Internacional (DCIS) do Ministério do Interior francês, que combate o contrabando de migrantes, o terrorismo e o tráfico de seres humanos, ajudaram a desmantelar 150 redes e a deter 543 traficantes.

Leia Também: Níger recebe armas e veículos de França para combater grupos 'jihadistas'

Recomendados para si

;
Campo obrigatório