Meteorologia

  • 19 MAIO 2022
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 29º

Diretor da OMS sem opositores nas eleições para a sua sucessão

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, é o único candidato à sua própria sucessão nas eleições de 2022, confirmou hoje a OMS, após já ter terminado o prazo para a apresentação de candidaturas.

Diretor da OMS sem opositores nas eleições para a sua sucessão
Notícias ao Minuto

13:05 - 29/10/21 por Lusa

Mundo OMS

Em comunicado de imprensa, a autoridade mundial de saúde adiantou que o especialista etíope, licenciado em imunologia, doutorado em saúde comunitária e ex-ministro da saúde e chefe da diplomacia do seu país, foi proposto por 28 estados-membros, entre os quais Portugal, França, Alemanha, Espanha, mas também de outras regiões do globo, como o Quénia, Oman, Indonésia ou Barbados.

Depois da sua eleição em 2017, Tedros Ghebreyesus, de 56 anos, será sujeito a um novo escrutínio por votação secreta durante a 75.ª Assembleia Mundial da Saúde, em maio de 2022, sendo que o mandato do diretor-geral terá inicio em 16 de agosto de 2022.

Considerado uma das 100 pessoas mais influentes de 2020 a nível mundial pela revista Time, o mandato de Tedros Ghebreyesus ficou amplamente marcado pela pandemia de covid-19, que suscitou críticas de alguns países, nomeadamente os Estados Unidos, pela voz do ex-presidente Donald Trump, que o acusaram de ser demasiado próximo da China, onde o vírus SARS-CoV-2 foi oficialmente notificado pela primeira vez.

Contudo, o diretor-geral da OMS acabou também por não ser muito apreciado por Pequim, face às críticas de falta de transparência e de acesso a dados sobre a origem da pandemia. Apesar disso, acabou por ter o apoio generalizado da comunidade internacional devido à solidariedade em relação aos países mais desfavorecidos.

Leia Também: OMS insiste em manter escolas abertas apesar do aumento de infeções

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório