Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

OMS insiste em manter escolas abertas apesar do aumento de infeções

A Organização Mundial da Saúde (OMS) insistiu hoje que as escolas devem manter-se abertas na Europa com medidas de proteção se necessário, apesar do aumento das infeções pela quarta semana consecutiva.

OMS insiste em manter escolas abertas apesar do aumento de infeções
Notícias ao Minuto

09:18 - 29/10/21 por Lusa

Mundo Covid-19

Mais da metade dos 53 países que compõem a região europeia da OMS relataram um "aumento acentuado" de casos em todas as faixas etárias na semana passada, 18% a mais em média, enquanto nos restantes continentes a tendência é de baixa.

Quarenta e cinco países da região europeia, que inclui a Rússia e várias ex-repúblicas soviéticas, aconselharam a manutenção do ensino presencial, mas outros sete optaram pelo encerramento total ou parcial.

A OMS destacou que as escolas devem ser "o último local a fechar as portas e as primeiras a reabri-las" e que interromper a sua atividade deve ser "o último recurso".

"O amplo encerramento de escolas no ano passado, afetou a educação de milhões de crianças e adolescentes, fez mais mal do que bem, principalmente para o bem-estar mental e social das crianças. Não podemos repetir os mesmos erros", afirmou o diretor da OMS- Europa, Hans Kluge.

Kluge apelou para que o interesse a longo prazo das crianças deva ser uma "prioridade" e argumentou que existem ferramentas mais eficazes para conter a transmissão.

Entre as medidas recomendadas pela OMS estão a distância física, lavagem frequente das mãos, máscaras, ventilação adequada nas salas de aula e o aumento do acesso a exames, especialmente em ambientes de alta incidência.

A OMS-Europa, com sede em Copenhaga, na Dinamarca, reiterou a recomendação do uso da vacina Pfizer / BioNTech para idades dos 12 aos 17 anos.

Sobre a administração de vacinas a menores de 12 anos, a OMS indicou que divulgará novas orientações quando houver novas evidências dos estudos de vacinas que estão a decorrer.

A região europeia da OMS registou até agora 76 milhões de casos de covid-19 e 1,4 milhões de mortes.

A covid-19 provocou pelo menos 4.969.926 mortes em todo o mundo, entre mais de 244,94 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Leia Também: AO MINUTO: Braço de ferro por certificado; Segue investigação a Bolsonaro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório