Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Biden reduz plano de apoio social para conseguir apoio dos democratas

O presidente dos EUA, Joe Biden, anunciará hoje os contornos do seu novo plano de apoios sociais e ambientais, mostrando-se "confiante" de que todas as fações do Partido Democrata o apoiarão.

Biden reduz plano de apoio social para conseguir apoio dos democratas
Notícias ao Minuto

15:51 - 28/10/21 por Lusa

Mundo Estados Unidos

Embora o valor desse plano tenha sido reduzido a metade, para 1,75 mil milhões de dólares (cerca de 1,5 mil milhões de euros), "o Presidente acredita que o projeto permitirá conquistar o apoio dos 50 senadores democratas e terá o respaldo da Câmara de Representantes", disse um funcionário da Casa Branca.

Uma outra fonte disse que os dois projetos de lei que Biden apresentou -- um sobre infraestruturas e outro sobre medidas sociais e ambientais - representam "investimentos históricos", embora o seu valor tenha sido significativamente reduzido em relação às ambições iniciais.

Apesar dos cortes, o plano mantém os investimentos em matérias ambientais e em educação infantil previstos no projeto inicial - que previa 3,5 mil milhões de dólares (cerca de três mil milhões de euros) -, mas deixa de fora a garantia de baixa familiar e de maternidade paga, de âmbito nacional, ao mesmo tempo que arrefece as expectativas de um plano de regularização para imigrantes ilegais.

"Todos concordam com isto", disse hoje Biden, ao chegar ao Congresso para se encontrar com os representantes democratas, na tentativa de chegar a um acordo com o seu partido antes de viajar para Roma, onde participará na cimeira do G20.

Leia Também: Biden critica ações "coercivas" da China no Estreito de Taiwan

Recomendados para si

;
Campo obrigatório