Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Hungria pede à Comissão Europeia que financie vedações fronteiriças

O governo da Hungria anunciou hoje que vai pedir à Comissão Europeia (CE) para financiar, pelo menos em parte, as vedações que o país construiu para travar o fluxo migratório de 2015.

Hungria pede à Comissão Europeia que financie vedações fronteiriças
Notícias ao Minuto

14:09 - 28/10/21 por Lusa

Mundo Migrações

"Pedimos que contribuam com dinheiro para os gastos de defesa da fronteira, pelo menos em parte", disse o ministro da Presidência húngaro numa conferência de imprensa.

Gergely Gulyas assegurou que a pressão migratória atual é a maior desde 2015, o que atribuiu à tomada do poder pelos talibãs no Afeganistão.

O pedido do governo húngaro surge uma semana depois da CE ter indicado que não financiará com fundos europeus a construção de cercas nas fronteiras externas contra a imigração ilegal.

"Deixei claro que existe um entendimento entre o Parlamento Europeu e a Comissão sobre o não financiamento de cercas" com o orçamento europeu, disse a presidente da CE, Ursula Von der Leyen, após a cimeira de líderes comunitários.

Gulyas disse que a Hungria gastou 1.600 milhões de euros nas cercas que construiu na fronteira com a Sérvia para travar os migrantes.

Bruxelas cobriu 19 milhões daqueles gastos, referiu o ministro, sublinhando que a Hungria terá de fazer novos investimentos.

O governo húngaro do ultranacionalista Viktor Orban opõe-se firmemente à imigração e relaciona os refugiados com o terrorismo e o crime, segundo a agência noticiosa espanhola EFE.

Leia Também: Migrações: Budapeste diz que Bruxelas e ACNUR "perderam o bom senso"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório