Meteorologia

  • 08 DEZEMBRO 2021
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 14º

Edição

AO MINUTO: PGR recebe acusações contra Bolsonaro; Casos descem nos EUA

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

AO MINUTO: PGR recebe acusações contra Bolsonaro; Casos descem nos EUA

Portugal registou, segundo os dados mais recentes emitidos pela Direção Geral de Saúde, mais 965 contágios e três mortos. A taxa de incidência de infeções com SARS-CoV-2 nos últimos 14 dias a nível nacional continua a subir, assim como o índice de transmissibilidade (Rt). Uma situação que deve deixar o país em alerta, sobretudo, num momento em que também os internamentos registam um ligeiro aumento, com mais de 300 doentes hospitalizados.

Portugal superou a meta dos 86% da população com vacinação completa. Até ao momento 8.862.628 pessoas tem a vacinação completa contra a Covid-19, revela o relatório de vacinação da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado ontem. Destes 8,8 milhões de pessoas, 533.637 são jovens com idades entre os 12 e os 17 anos (86% deste grupo etário). Lisboa e Vale do Tejo voltou a ser, esta semana, a região que mais vacinou, totalizando 5.641.215 de doses.

Entretanto, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investigou no Senado brasileiro a gestão da covid-19, aprovou hoje o relatório final e pediu 80 indiciamentos por crimes durante a pandemia, entre eles do presidente, Jair Bolsonaro.  

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h07 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de quinta-feira.

00h04 - Cabo Verde com mais 18 casos e 57 recuperações em 24 horas

Cabo Verde anunciou mais 18 novos casos positivos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas e 57 pessoas foram dadas como recuperadas da doença, informou hoje o Ministério da Saúde.

23h33 - Tratamento com fluvoxamina reduz risco de hospitalização prolongada

O tratamento da Covid-19 com o medicamento fluvoxamina reduz o risco de hospitalização prolongada em doentes de alto risco diagnosticados precocemente, revela um estudo publicado hoje na revista científica The Lancet Global Health.

23h16 - Brasil reporta mais 433 óbitos e 17.184 casos de contágio no último dia

O Ministério da Saúde brasileiro notificou esta quarta-feira mais 17.184 casos de infeção por novo coronavírus. São ainda confirmadas mais 433 mortes associadas à doença.

O número acumulado de casos confirmados no país, desde 26 de fevereiro de 2020, é agora de 21.766.168, dos quais 606.679 acabaram por morrer.

Ainda de acordo com as autoridades sanitárias, a incidência da doença é agora de 288 mortes e 10.357 casos por cada 100 mil habitantes.

23h13 - Israel reabre fronteiras a turistas em novembro

O governo israelita confirmou hoje a reabertura das suas fronteiras a turistas estrangeiros vacinados contra a Covid-19, a partir de 1 de novembro, após uma campanha de reforço de vacinação.

23h11 - PGR do Brasil recebe acusações contra Bolsonaro por atuação na pandemia

O relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), sobre alegadas falhas e crimes cometidos na pandemia no Brasil, foi hoje entregue ao procurador-geral da República (PGR), a quem cabe analisar as acusações contra o presidente, Jair Bolsonaro.

"Esta CPI já produziu resultados. Temos denúncias, ações penais e civis em curso, autoridades afastadas. A chegada deste material, que envolve pessoas com prerrogativa de foro [direito dado no Brasil a algumas autoridades que ocupam cargos públicos, permitindo que não sejam julgadas pela justiça comum], vai contribuir para que possamos dar a agilidade necessária à apreciação dos factos que possam ser puníveis seja civil, penal ou administrativamente", disse o PGR, Augusto Aras.

21h41 - Em Espanha, 78,5% da população já tem vacinação completa

O Ministério da Saúde espanhol indicou hoje que 78,5% da população já completou o esquema vacinal contra o novo coronavírus, ou seja, 37,2 milhões de pessoas. 80,1% da população já tem, pelo menos uma dose (37,9 milhões de pessoas).

21h17 - Regulador norte-americano regista descida de casos na última semana

O Centro de Prevenção e Controlo de Doenças (CDC) indicou que a média de novos casos nos últimos sete dias, nos Estados Unidos, baixou 16%.

20h41 - Madeira regista 20 novos casos e tem 120 situações ativas

As autoridades de saúde da Madeira sinalizaram 20 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, tendo identificado 120 situações ativas, informa o boletim epidemiológico hoje divulgado na região.

19h59 - Ministro do Interior alemão faz apelo a Kimmich: "Pensa bem e vacina-te"

O ministro do Interior alemão pediu ao médio do Bayern de Munique, Joshua Kimmich, que reveja a sua posição sobre a vacinação contra a Covid-19. "Pensa bem e vacina-te", referiu Seehofer ao diário Bild. “Tu és um modelo: se fores vacinado, outras pessoas dirão 'eu também'”, acrescentou.

O internacional alemão gerou uma enorme polémica no país ao revelar no último fim de semana que não foi vacinado contra a Covid-19.  

19h36 - França reporta 6.528 novas infeções e mais 34 óbitos no último dia

As autoridades de saúde francesas revelaram esta quarta-feira que foram identificados 6.528 novos casos de contaminação e morreram mais 34 pessoas. França acumula 7.140.294 casos confirmados e 117.589 vítimas mortais. 

18h34 - Acordo vai permitir distribuir medicamento para tratar a doença nos países pobres

O laboratório norte-americano Merck anunciou hoje um acordo que vai permitir a distribuição em países pobres de versões genéricas do seu medicamento para tratar adultos infetados com o vírus que provoca a Covid-19.

18h04 - Mais de um milhão de cancros por diagnosticar na Europa, estima OEC

Mais de um milhão de cancros podem ter ficado por diagnosticar na Europa e um em cada dois doentes oncológicos não recebeu o tratamento que necessitava durante a pandemia da Covid-19, estima a Organização Europeia do Cancro (OEC).

17h53 - Incidência sobe em Espanha. País pode voltar ao risco médio de contágios

Espanha reportou 2.532 novos casos de infeção e mais 51 mortes causadas pela Covid-19 no último dia, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado esta quarta-feira pelo Ministério da Saúde. Espanha totaliza 5.006.675 casos confirmados e 87.289 vítimas mortais. 

A incidência acumulada subiu para 49,4 casos por 100 mil habitantes, o que aproxima o país do nível de risco médio de contágio. Espanha tinha recuado para o risco baixo no início deste mês. 

Este crescimento do número de casos tem sido motivado, entre outros fatores, pelo período de festividades em Espanha neste mês. 

17h21 - Parceiros na futura coligação projetam gestão da pandemia na Alemanha

Social-democratas, verdes e liberais, parceiros na futura coligação de governo na Alemanha, apresentaram hoje uma nova proposta para a gestão da pandemia de Covid-19, uma vez que a chamada situação epidémica de âmbito nacional expira no final de novembro.

17h15 - Itália regista 4.598 novos contágios e mais 50 mortes em 24 horas

O Ministério da Saúde italiano anunciou esta quarta-feira que foram diagnosticados 4.598 novas infeções e mais 50 óbitos. No total, Itália soma 4.752.368 casos de contágio e 131.954 vítimas mortais. 

16h42 - Quase 44 mil casos no Reino Unido. Mais de 200 óbitos pelo 2º dia seguido

O Reino Unido registou 43.941 novos contágios e mais 207 mortes nas últimas 24 horas, segundo os dados divulgados pelo Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico. Em termos globais, o Reino Unido contabiliza 8.897.149 casos confirmados e 140.041 óbitos. 

16h01 - Serviços de saúde têm de permitir presença de acompanhantes de grávidas
 
Os serviços de saúde devem permitir a presença dos acompanhantes de grávidas nas consultas, urgências e internamento, segundo uma norma da DGS, que isenta quem tem a vacinação completa de realizar o teste à covid-19 para assistir ao parto. "Deve ser garantido, se a grávida o desejar, a presença de um acompanhante na vigilância pré-natal (consultas e ecografias), atendimento no Serviço de Urgência, internamento e acompanhamento no parto", refere a norma "Covid-19: Gravidez e Parto", hoje atualizada pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

15h51 - Governo de Timor exige vacinação ou teste negativo para acesso a serviços
 
Os cidadãos em Timor-Leste vão passar a ter que apresentar certificado de vacinação ou testes negativos à covid-19 para terem acesso a serviços públicos, no quadro do novo estado de emergência, anunciou o Governo. A decisão, tomada em Conselho de Ministros, está refletida no decreto que implementa as medidas a aplicar entre os dias 30 de outubro e 28 de novembro, o novo período de 30 dias de estado de emergência decretado pelo Presidente da República.

14h34 - Taxa de incidência e índice de transmissibilidade voltam a subir
 
A taxa de incidência de infeções com SARS-CoV-2 nos últimos 14 dias a nível nacional continua a subir situando-se hoje nos 94,8 casos por 100 mil habitantes assim como o índice de transmissibilidade (Rt) que é agora de 1,08. Segundo o boletim epidemiológico conjunto da Direção-Geral da Saúde e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge divulgado hoje, a nível nacional a taxa de incidência subiu de 92,4 para 94,8 casos de infeção por 100 mil habitantes.

14h21 - Mãe infetada só conheceu o filho dois meses depois de dar à luz

Autumn Carver, de 34 anos, foi mãe a 27 de agosto mas só na semana passada pôde, pela primeira vez, pegar no seu filho Huxley. A norte-americana apanhou Covid-19 após ter decidido adiar ser vacinada por ter sofrido vários abortos no ano passado. A mulher esteve internada num hospital em Indianápolis, no Indiana, mas, assim que possível, foi transferida para uma unidade em Chicago, onde, revelam os meios locais, os médicos irão perceber se Autumn necessita de um duplo transplante de pulmão. 

14h09 - Mais três mortes e 965 novos casos da Covid-19. Incidência e Rt sobem

Acaba de ser divulgado o mais recente boletim epidemiológico da DGS. Nas últimas 24 horas, foram reportados 965 novos casos, três óbitos, e mais 597 recuperados. Porém, o número de internamentos continua a subir, estando neste momento 316 doentes hospitalizados (mais 15 do que ontem), dos quais 61 em unidades de Cuidados Intensivos (menos um). No boletim de hoje, a DGS atualizou os indicadores da matriz de risco que, sublinhe-se, continuam a subir. A incidência é agora de 94,8 casos por 100 mil habitantes a nível nacional, e de 94,9 casos por 100 mil habitantes no continente. Já o índice de transmissibilidade (vulgo Rt) é agora de 1,08 quer a nível nacional, quer no continente.

13h28 - Açores com 11 novos casos e 12 recuperações nas últimas 24 horas
 
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 11 novos casos positivos de covid-19, sendo nove em São Miguel, um na Terceira e um no Faial, e 12 pessoas recuperaram da doença, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional. No comunicado diário, aquela entidade adianta que hoje há quatro doentes internados (menos um do que na terça-feira), todos no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, nenhum em Unidade de Cuidados Intensivos.

13h07 - Quinze leões infetados com variante Delta em dois zoos nos EUA

Vários grupos de leões em dois jardins zoológicos nos EUA testaram positivo para a Covid-19, especificamente para a variante Delta, anunciaram os parques na segunda-feira. Onze leões africanos no Zoo de Denver, no Colorado, e quatro no Zoo de Hogle, no Utah, apresentaram sintomas do vírus, incluindo tosse, espirros e cansaço. Nenhum dos leões foi vacinado ainda, referiram, mas vão ser - juntamente com os tigres - quando estiverem disponíveis mais doses da vacina específica para animais.

12h58 - Balanço indica 4.960.994 mortes desde o início da pandemia

A pandemia do novo coronavírus fez até hoje pelo menos 4.960.994 mortes no mundo desde que a Organização Mundial da Saúde detetou a doença na República Popular da China em 2019, indica a France Presse com base em dados oficiais. Desde o início da pandemia foram contabilizadas 244.464.760 infeções em todo o mundo.

12h51 - Cabo Verde deve posicionar-se como destino "seguro"
 
O primeiro-ministro cabo-verdiano afirmou hoje que já há "sinais de retoma" económica, nomeadamente na procura turística, defendendo como "desígnio nacional" posicionar o arquipélago com um destino "seguro do ponto de vista sanitário e de saúde pública". "A retoma da economia do país é extremamente exigente face aos fortes impactos da pandemia sobre as finanças públicas, as empresas e as pessoas. Neste contexto, é um desígnio nacional posicionar Cabo Verde como um país seguro do ponto de vista sanitário e de saúde pública, aliviar a dívida pública, aumentar a resiliência e diversificar a economia", afirmou Ulisses Correia Silva, no parlamento.

12h33 - Pandemia vai destruir 125 milhões de empregos em todo o mundo em 2021
 
A pandemia vai destruir o equivalente a 125 milhões de empregos em todo o mundo em 2021, advertiu hoje a Organização Internacional do Trabalho (OIT), depois de alertar que piorou as previsões porque a recuperação do mercado laboral global estagnou. Em meados do ano, a organização tinha estimado que no final de 2021 o equivalente a 100 milhões de empregos seria perdido, um número que a OIT aumentou em 25 milhões depois de observar que no terceiro trimestre os números são ainda piores do que no início do ano.

12h24 - Rússia regista novo recorde com 1.123 óbitos nas últimas 24 horas
 
A Rússia registou hoje um novo recorde de mortes pela covid-19, com 1.123 óbitos nas últimas 24 horas, de acordo com dados publicados pelo centro operacional russo para combater a pandemia do novo coronavírus. É o nono dia consecutivo com mais de mil mortes provocadas pelo SARS-CoV-2. O maior número de mortes registado nas últimas 24 horas ocorreu em Moscovo (91), seguido por São Petersburgo (74) e no território de Krasnodar (42).

12h04 - Lar em Leiria com 39 utentes e 10 funcionários infetados

O lar Nossa Senhora da Encarnação, em Leiria, tem 39 utentes e 10 funcionários infetados com o SARS-CoV-2, todos estáveis, disse à agência Lusa a responsável da Unidade de Saúde Pública, Odete Mendes. Segundo explicou a coordenadora da Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Litoral, o surto terá começado na sexta-feira, mas foi detetado no domingo.  

11h50 - Amnistia apela ao G20 para distribuição equitativa de vacinas
 
A Amnistia Internacional (AI) apelou hoje aos líderes do G20 para que haja uma "distribuição global equitativa de vacinas contra a covid-19", antes da cimeira daquele grupo de países em Roma, em 30 e 31 de outubro. "Embora as taxas de vacinação nos países do G20 rondem os 63%, apenas 10% da população dos países de baixo e médio rendimento conseguiram ser vacinados", disse a secretária-geral da AI, Agnès Callamard, numa declaração em que apela aos líderes do G20 para não "repetirem o seu fracasso em garantir a igualdade de acesso às vacinas".

11h07 - Pandemia provocou 217.483 mortes e infetou 8.476.312 pessoas em África
 
O número de mortes associadas à Covid-19 em África atingiu os 217.483 nas últimas 24 horas, com a região a contabilizar 8.476.312 infetados, dos quais 7.868.860 doentes recuperaram, segundo os dados oficiais mais recentes. De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), a África Austral continua a ser a região mais afetada do continente, com 3.922.173 casos e 111.094 óbitos associados à covid-19.

10h41 - Austrália suspende restrições à saída do país para vacinados

O governo australiano anunciou, esta quarta-feira, que vai suspender, a partir da próxima segunda-feira, as duras restrições que não permitiam a australianos ou residentes sair do país. A medida vai aplicar-se apenas a pessoas com o esquema de vacinação completo. Quem tenha uma ou nenhuma dose, inclusive por razões humanitárias ou de segurança nacional, ainda não poderá deixar o território.

08h21 - Testagem gratuita à Covid. Eis onde vão estar os postos móveis em Lisboa

A cidade de Lisboa tem disponibilizado - a residentes e não-residentes - postos móveis de testagem massiva e gratuita à Covid-19. A iniciativa é realizada em parceria entre o Ministério da Saúde, a Unilabs e as Farmácias. Esta semana, a autarquia já revelou onde estes postos se vão localizar. Saiba tudo.

07h47 - Alemanha regista mais de 20 mil casos de Covid-19 e 114 mortes

A Alemanha diagnosticou desde ontem mais 23.212 contágios por SARS-CoV-2 e reportou mais 114 mortes relacionadas com a Covid-19, de acordo com a atualização feita esta quarta-feira pelo Instituto Robert Koch (RKI). O país passa, assim, a contabilizar um total acumulado de 4.506.415 casos positivos e 95.359 óbitos, desde o início da pandemia. 

07h26 - Filho de Bolsonaro partilha mensagem de Trump a apoiar Presidente
 
O filho do Presidente do Brasil partilhou hoje uma mensagem de apoio do ex-Presidente dos Estados Unidos Unidos Donald Trump, quando Jair Bolsonaro é visado numa investigação sobre alegados crimes cometidos durante a pandemia de covid-19. Na mensagem do ex-Presidente norte-americano, partilhada por Eduardo Bolsonaro na rede social Twitter, Donald Trump lembrou que ambos se tornaram "grandes amigos nos últimos anos" e que Jair Bolsonaro "ama e luta arduamente pelo povo brasileiro", tal como ele o faz nos EUA.

07h31 - China deteta 59 casos nas últimas 24 horas; 50 são contágios locais
 
A China detetou 59 casos de covid-19, nas últimas 24 horas, 50 por contágio local e os restantes oriundos do estrangeiro, anunciaram hoje as autoridades de saúde do país. Os casos locais foram detetados no município de Pequim (três), nas regiões autónomas da Mongólia Interior (32) e Ningxia (dois) e nas províncias de Gansu (quatro), Guizhou (cinco) e Shandong (quatro).

07h28 - Estados Unidos. Consultores da FDA recomendam vacinação de crianças

Um painel de consultores de saúde ligados à agência do medicamento dos EUA recomendou a administração de doses infantis da vacina da Pfizer contra a covid-19 em crianças, noticiou hoje a agência Associated Press (AP). O painel consultivo da Food and Drug Administration (FDA) votou favoravelmente, com apenas uma abstenção, que os benefícios da vacina para prevenir a covid-19 em crianças entre os 5 e os 11 anos superam quaisquer potenciais riscos, deixando o país mais perto de iniciar a vacinação dessa faixa etária.

07h21 - México regista quase 400 mortos num só dia

O México registou 392 mortos por covid-19 nas últimas 24 horas, apesar de 77% da população adulta estar vacinada pelo menos com uma dose. Este último balanço das autoridades de saúde eleva o total de óbitos para 286.888. Nas últimas 24 horas também foram detetados 4.538 casos, subindo para 3.788.986 o número de infetados desde o início da pandemia.  

07h13 - Rio de Janeiro deixa de exigir uso de máscaras em espaços ao ar livre
 
O prefeito do Rio de Janeiro anunciou na terça-feira que a partir de hoje deixa de ser obrigatório o uso de máscaras de proteção contra a covid-19 em espaços ao ar livre naquela cidade brasileira. A medida foi tomada após a Assembleia Legislativa ter autorizado os municípios a dispensarem a obrigatoriedade do uso das máscaras e depois do comité científico da cidade ter confirmado que era seguro fazê-lo com 65% dos 'cariocas' totalmente imunizados.

07h09 - Senadores brasileiros aprovam relatório e pedem punição de Bolsonaro

Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investigou no Senado brasileiro a gestão da covid-19, aprovou hoje o relatório final e pediu 80 indiciamentos por crimes durante a pandemia, entre eles do Presidente, Jair Bolsonaro. Por sete votos contra quatro, o relatório final elaborado pelo relator Renan Calheiros foi aprovado, concluindo assim os trabalhos da CPI, que ao longo de seis meses ouviu dezenas de pessoas e investigou indícios de inúmeras irregularidades, que vão desde a defesa de fármacos ineficazes contra a doença por parte do Governo, até possíveis casos de corrupção na negociação de vacinas.

07h00 - Bom dia, iniciamos um novo registo de acompanhamento da pandemia. Pode recordar o anterior aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Mais de 18 milhões faltaram à segunda dose no Brasil

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

;
Campo obrigatório