Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Pelo menos 16 mortos em ataque a mesquita na Nigéria

Pelo menos 16 pessoas foram mortas a tiro por homens armados numa mesquita nigeriana na segunda-feira, anunciaram hoje as autoridades locais.

Pelo menos 16 mortos em ataque a mesquita na Nigéria
Notícias ao Minuto

13:21 - 26/10/21 por Lusa

Mundo Nigéria

De acordo com um responsável do governo do estado nigeriano do Níger, homens armados "abateram 16 pessoas dentro da mesquita enquanto [estas] rezavam", noticia hoje a agência France-Presse (AFP).

Segundo Ahmed Ibrahim Matane, dezenas de homens armados em motos invadiram a aldeia de Maza-Kuka, no distrito de Mashegu, durante a manhã de segunda-feira.

O responsável acrescentou que outras três pessoas ficaram feridas, uma delas com gravidade.

O centro e o noroeste da Nigéria têm sido, durante vários anos, palco de violência perpetrada por grupos criminosos apelidados localmente de "bandidos", cometendo roubo de gados, sequestros para a obtenção de resgates e o ataque a aldeias.

Matane acrescentou que os atacantes também abateram outra pessoa na aldeia vizinha de Kaboji.

Atualmente as autoridades estão a realizar uma investigação para determinar o motivo dos atacantes, tendo sido enviados membros da polícia e das forças armadas.

Estes grupos criminosos, que não apresentam quaisquer motivações ideológicas, raptaram este ano mais de 1.400 alunos em sequestros em escolas e universidades, de acordo com a Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Residentes de várias comunidades no estado do Níger relataram recentemente a chegada de 'jihadistas' ao nordeste do país, que tem sido palco de uma insurreição de fundamentalistas islâmicos há mais de 12 anos.

Leia Também: Nigéria lança criptomoeda 'eNaira'

Recomendados para si

;
Campo obrigatório