Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Israel anuncia mais 1.355 casas para judeus nos colonatos da Cisjordânia

Israel vai construir 1.355 novas casas para colonos judeus na Cisjordânia ocupada, anunciou o Ministério da Construção israelita, em comunicado hoje divulgado.

Israel anuncia mais 1.355 casas para judeus nos colonatos da Cisjordânia
Notícias ao Minuto

15:35 - 24/10/21 por Lusa

Mundo Israel

"As licitações para 1.355 unidades habitacionais em localidades da Judeia-Samaria [nome dado por Israel à Cisjordânia] foram publicadas de acordo com a orientação do ministro da Construção, Zeev Elkin", refere o comunicado.

As novas casas vão juntar-se a uma série de outras anunciadas em agosto pelas autoridades, somando mais 2.000 novos alojamentos para judeus na Cisjordânia, que deverão obter autorização final do Ministério da Defesa esta semana.

Os alojamentos serão construídos em sete colonatos judeus, estando previstas 729 para Ariel (norte da Cisjordânia), 346 para Beit-El (perto de Ramallah) e 102 em Elkana (noroeste da Cisjordânia), adiantou o ministério.

Cerca de 475.000 colonos judeus residem na Cisjordânia, onde também vivem 2,8 milhões de palestinianos.

A colonização israelita da Cisjordânia e da região de Jerusalém oriental, que foi anexada ilegalmente segundo o direito internacional, tem sido uma medida adotada por todos os governos israelitas desde 1967.

A estratégia foi acelerada nos últimos anos, sob a liderança do ex-primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.

O novo primeiro-ministro, Naftali Bennett, está, desde meados de junho, à frente de uma coligação heterogénea que inclui partidos da direita radical e partidos de esquerda.

Leia Também: Irão pede reconsideração dos acordos de normalização com Israel

Recomendados para si

;
Campo obrigatório