Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

México alertado para passagem de grande furacão no domingo

O furacão Rick, que se formou no Oceano Pacífico, está a aproximar-se da costa sul do México e deve ganhar força no domingo, de acordo com um alerta hoje divulgado pelo Centro de Furacões dos Estados Unidos (NHC).

México alertado para passagem de grande furacão no domingo
Notícias ao Minuto

18:14 - 23/10/21 por Lusa

Mundo México

O furação estava, às 15h00 TMG (16h00 em Lisboa), a 300 quilómetros a sudeste de Acapulco, no estado de Guerrero, e viajava a 11 km/hora, com ventos de 130 km/hora e rajadas ainda mais fortes, referiu o NHC.

"É esperado um rápido reforço [do fenómeno meteorológico] nas próximas 24 horas, devendo o Rick tornar-se num grande furacão no domingo", altura em que se estará a aproximar da costa mexicana, acrescentou o centro de furacões.

O instituto meteorológico do México avisou, entretanto, que, nas próximas horas, são esperadas fortes chuvas no sul e sudeste do país, e ondas de dois a quatro metros ao largo de Guerrero.

O México é regularmente atingido por ciclones e tempestades tropicais, tanto nas costas do oceano Pacífico como nas do Atlântico.

O furacão mais mortal deste ano foi o Grace, que, em 21 de agosto, provocou 11 mortos nos estados de Veracruz (leste) e Puebla (centro).

No final de agosto, duas pessoas desapareceram após a passagem do furacão Nora pelo estado de Jalisco, no litoral do oceano Pacífico, e em 13 de setembro, o furacão Pamela causou danos materiais no estado de Sinaloa, no noroeste do país.

Leia Também: EUA registam recorde de detenções de migrantes na fronteira com o México

Recomendados para si

;
Campo obrigatório