Meteorologia

  • 02 DEZEMBRO 2021
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 14º

Edição

Afeganistão. Cabul sem luz após explosão em poste de alta tensão

Cabul mergulhou hoje à noite, hora local, após uma explosão que destruiu um pilar da linha de alta tensão que abastece a capital afegã, anunciou a companhia nacional de eletricidade. 

Afeganistão. Cabul sem luz após explosão em poste de alta tensão

"Uma explosão destruiu um poste de eletricidade na área de Qala Murad Beg, na região de Cabul, e cortou uma linha de 220 quilovátios. Como resultado o fornecimento [de energia elétrica] foi interrompido em Cabul e noutras áreas", divulgou a empresa num comunicado.

O corte ocorreu por volta das 18:00 locais (14:30 em Lisboa), quando já estava escuro, mergulhando a cidade na escuridão, exceto nos poucos prédios equipados com geradores. 

A origem da explosão é ainda desconhecida. 

No entanto, se for um ataque reivindicado pelo grupo 'jihadista' Estado islâmico, empenhado numa campanha para desestabilizar o novo regime de Cabul, será mais um sinal de que os talibãs são vítimas das suas velhas táticas. 

Os talibãs, ao liderarem a insurgência contra o governo afegão e as forças aliadas, usaram repetidamente este método.

Para o fornecimento de eletricidade, o Afeganistão, país devastado pela guerra há 20 anos, depende em cerca de três quartos dos países vizinhos, principalmente do Uzbequistão e do Tajiquistão.

Desde que os talibãs assumiram o poder, em meados de agosto, o regime privado de ajuda internacional deve aos seus parceiros entre 60 milhões e 90 milhões de dólares (entre 51,5 milhões e 77,3 milhões de euros), segundo estimativas.

Leia Também: Afeganistão: Rússia, China e Irão defendem cooperação

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório