Afeganistão. Cabul sem luz após explosão em poste de alta tensão

Cabul mergulhou hoje à noite, hora local, após uma explosão que destruiu um pilar da linha de alta tensão que abastece a capital afegã, anunciou a companhia nacional de eletricidade. 

KABUL, AFGHANISTAN - AUGUST 26: A general view of the area after two explosions reported outside Hamid Karzai International Airport, the center of evacuation efforts from Afghanistan since the Taliban took over in Kabul, Afghanistan on August 26, 2021. (P

© Getty Images

Lusa
21/10/2021 18:13 ‧ 21/10/2021 por Lusa

Mundo

Afeganistão

"Uma explosão destruiu um poste de eletricidade na área de Qala Murad Beg, na região de Cabul, e cortou uma linha de 220 quilovátios. Como resultado o fornecimento [de energia elétrica] foi interrompido em Cabul e noutras áreas", divulgou a empresa num comunicado.

O corte ocorreu por volta das 18:00 locais (14:30 em Lisboa), quando já estava escuro, mergulhando a cidade na escuridão, exceto nos poucos prédios equipados com geradores. 

A origem da explosão é ainda desconhecida. 

No entanto, se for um ataque reivindicado pelo grupo 'jihadista' Estado islâmico, empenhado numa campanha para desestabilizar o novo regime de Cabul, será mais um sinal de que os talibãs são vítimas das suas velhas táticas. 

Os talibãs, ao liderarem a insurgência contra o governo afegão e as forças aliadas, usaram repetidamente este método.

Para o fornecimento de eletricidade, o Afeganistão, país devastado pela guerra há 20 anos, depende em cerca de três quartos dos países vizinhos, principalmente do Uzbequistão e do Tajiquistão.

Desde que os talibãs assumiram o poder, em meados de agosto, o regime privado de ajuda internacional deve aos seus parceiros entre 60 milhões e 90 milhões de dólares (entre 51,5 milhões e 77,3 milhões de euros), segundo estimativas.

Leia Também: Afeganistão: Rússia, China e Irão defendem cooperação

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas