Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Secretário-geral da NATO saúda atribuição de Prémio Sakharov a Navalny

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, congratulou-se hoje pela atribuição do Prémio Sakharov ao opositor político russo, Alexei Navalny, interpretando o gesto como mais um apelo à sua libertação.

Secretário-geral da NATO saúda atribuição de Prémio Sakharov a Navalny
Notícias ao Minuto

16:40 - 20/10/21 por Lusa

Mundo NATO

Dias depois que de a Rússia ter suspendido a sua missão na NATO e ordenado o encerramento do escritório da Aliança em Moscovo, em retaliação à expulsão de diplomatas russos por aquela organização, Stoltenberg disse ter ficado com a notícia do prémio.

"Congratulo-me com o facto de uma voz forte ... na Rússia ter recebido este prémio", disse o secretário-geral da NATO, acrescentando que o prémio também era um apelo à "sua libertação incondicional da prisão" e a uma "investigação internacional" sobre o seu caso

Stoltenberg lembrou que a NATO considera o tratamento do regime russo a Navalny como parte de um "padrão em que vemos que a Rússia se tornou mais opressora dentro de fronteiras e mais agressiva no exterior".

O ativista anticorrupção russo Alexei Navalny, opositor político do Presidente e que cumpre uma pena de prisão desde fevereiro, é o vencedor do Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2021, anunciou hoje o Parlamento Europeu.

Navalny foi nomeado pelos grupos políticos PPE e Renovar a Europa devido à sua coragem na luta pela liberdade, democracia e direitos humanos, é um político da oposição russa, ativista da anticorrupção e grande oponente político do Presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Leia Também: Prémio Sakharov para Navalny "recompensa partidários da verdade"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório