Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Ataques aéreos das tropas etíopes fazem três mortos na capital de Tigré

O Exército etíope efetuou hoje ataques aéreos sobre Mekele, capital da província de Tigré em guerra, que causaram pelo menos três mortos, segundo uma fonte hospitalar.

Ataques aéreos das tropas etíopes fazem três mortos na capital de Tigré
Notícias ao Minuto

23:22 - 18/10/21 por Lusa

Mundo Etiópia

Trata-se dos primeiros bombardeamentos conhecidos sobre Mekele desde o início do conflito com os rebeldes, há cerca de um ano.

A empresa de comunicação social pública Ethiopian Press Agency, que edita dois jornais, indicou que os ataques aéreos atingiram as infraestruturas de comunicação utilizadas em Mekele pelos rebeldes da Frente de Libertação do Povo de Tigré.

O porta-voz dos rebeldes, Getachew Reda, disse na rede social Twitter que os ataques do Exército visaram "civis no interior e exterior de Mekele", uma informação refutada pelo diretor do serviço de comunicação do Governo, Legesse Tulu.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, manifestou-se "inquieto com a escalada do conflito no norte da Etiópia", reiterando o seu apelo ao fim das hostilidades.

Depois de meses de tensões crescentes com as autoridades regionais dissidentes, saídas da Frente de Libertação do Povo de Tigré, o primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, enviou o Exército federal para a província em 04 de novembro de 2020.

As forças federais tomaram rapidamente o controlo da maior parte da região, incluindo Mekele.

Contudo, em junho, os rebeldes recuperaram o essencial da província de Tigré e prosseguiram a sua ofensiva nas regiões vizinhas de Amhara e Afar.

Leia Também: Etiópia. Capital de Tigray bombardeada mas Governo nega ataques

Recomendados para si

;
Campo obrigatório