Meteorologia

  • 09 DEZEMBRO 2021
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Edição

Cerca de 30 pessoas morreram em ataque num mercado no noroeste da Nigéria

Cerca de 30 pessoas foram mortas na noite de domingo na Nigéria durante um ataque com armas de fogo a um mercado no noroeste do país, anunciaram hoje as autoridades do mais populoso país da África subsaariana.

Cerca de 30 pessoas morreram em ataque num mercado no noroeste da Nigéria
Notícias ao Minuto

16:18 - 18/10/21 por Lusa

Mundo Nigéria

"Dezenas e dezenas de pessoas perderam as suas vidas, ainda estamos a contar, não temos a certeza do número, mas são cerca de 30", disse o porta-voz do governo, Sokoto Muhammad Bello, em declarações citadas pela agência francesa de notícias, a France-Presse.

Os assaltantes atacaram o mercado na aldeia de Goronyo durante a noite de domingo, na véspera de um dia de mercado que estava "cheio de comerciantes".

A polícia do estado de Sokoto, no noroeste da Nigéria, ainda não tinha reagido até ao início da tarde de segunda-feira, acrescentou a AFP.

A região noroeste e central da Nigéria tem sido durante vários anos o cenário de violência perpetrada por grupos armados, conhecidos localmente como "bandidos", que atacam aldeias, roubam gado, pilham e raptam pessoas em troca de resgate.

Há dez dias, pelo menos 19 pessoas foram mortas num ataque a um mercado numa outra aldeia de Sokoto, no distrito de Sabon Birni.

De acordo com fontes citadas pela AFP, este ataque terá sido feito em retaliação contra a morte de 11 criminosos num mercado levada a cabo por grupos de vigilantes que tentam proteger as populações.

Durante várias semanas, as tropas do exército nigeriano têm vindo a conduzir uma ofensiva terrestre e aérea contra campos de bandidos no vizinho Estado de Zamfara.

Leia Também: Quinze reféns raptadas pelo Boko Haram na Nigéria conseguem fugir

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

;
Campo obrigatório