Meteorologia

  • 01 DEZEMBRO 2021
Tempo
MIN 6º MÁX 17º

Edição

Explosão em mesquita afegã fez mais de 30 mortos e vários feridos

A explosão ocorreu enquanto vários fiéis faziam as suas orações.

Pelo menos 32 pessoas morreram e 53 ficaram feridas, depois de uma explosão ter atingido uma mesquita, durante as orações de sexta-feira, em Kandahar, no sul do Afeganistão.

"Trinta e dois mortos e 53 feridos foram transportados para o nosso hospital", indicou à AFP um porta-voz do hospital central de Kandahar, que não quis ser identificado.

A explosão ocorreu na mesquita Fatemieh, também conhecida como mesquita Imã Bargah. Algumas imagens que começam a aparecer nas redes sociais dão conta de janelas partidas e corpos deitados no chão enquanto outros tentam ajudar. 

Uma testemunha que não quis ser identificada contou à AFP ter ouvido três explosões, uma na porta principal da mesquita, outra no seu lado sul e a última na zona onde os crentes vão fazer a ablução.

Dezena e meia de ambulâncias deslocaram-se para o local e as forças de segurança talibãs foram destacadas para a zona da mesquita, cujo acesso foi bloqueado, constatou um jornalista da agência no local.

O correspondente da BBC no Afeganistão, Secunder Kermani, disse que era esperado que o IS-K, uma filial local do autoproclamado Estado Islâmico, dissesse ser responsável pelo ataque. Na sexta-feira passada, um ataque suicida a uma mesquita xiita durante as orações de sexta-feira na cidade de Kunduz, no norte do país, matou pelo menos 50 pessoas. O IS-K assumiu a responsabilidade daquele que foi o mais mortal desde que as forças norte-americanas partiram no final de agosto.

Na galeria acima pode ver algumas imagens do local e abaixo algumas publicações feitas nas redes sociais:

[Notícia atualizada às 16h37]

Leia Também: G20 empenhado em fornecer ajuda humanitária ao Afeganistão

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório