Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Mark Rutte critica homólogo esloveno por mensagem "de mau gosto"

 O primeiro-ministro neerlandês, Mark Rutte, criticou na quinta-feira o homólogo esloveno, por uma mensagem "de mau gosto" nas redes sociais, em que este difundiu uma teoria da conspiração e convocou o embaixador da Eslovénia nos Países Baixos.

Mark Rutte critica homólogo esloveno por mensagem "de mau gosto"
Notícias ao Minuto

00:41 - 15/10/21 por Lusa

Mundo Países Baixos

O chefe do governo esloveno, Janez Jansa, que assegura a presidência rotativa da União Europeia, publicou no Twitter uma foto onde se qualificam vários deputados neerlandeses como "marionetas" do riquíssimo empresário George Soros.

"'Tweet' de mau gosto de Janez Jansa sobre os deputados europeus. Condeno-o nos termos mais fortes", escreveu Mark Rute, também no Twitter.

"O governo acaba de transmitir este mesmo sentimento ao embaixador da Eslovénia na Haia", acrescentou Rutte, que teve recentemente várias controvérsias com dirigentes da Europa Central.

Uma delegação do Parlamento Europeu, com, entre outros, a deputada neerlandesa Sophie in 't Veld, deslocou-se à Eslovénia para examinar as preocupações com as liberdades da comunicação social e o Estado de Direito.

A foto publicada por Jansa representava um quadro em que Soros - uma personalidade odiada pelos teóricos da conspiração e antissemitas europeus - aparecia ligado a vários eurodeputados.

Entre estes estava Hans van Baalen, do partido VVD de Mark Rutte, que faleceu em abril, com 60 anos.

O primeiro-ministro esloveno respondeu, com várias mensagens no Twitter, a Rutte, referindo-se nomeadamente ao assassínio em Amesterdão do jornalista, especializado em assuntos criminais, Peter R. De Vries.

"Pois bem, Mark, não perca tempo com os embaixadores e a liberdade da imprensa na Eslovénia. Com Sophie in 't Veld, protejam os vossos jornalistas contra os assassínios na rua", retorquiu.

Leia Também: Mark Rutte demite secretária de Estado que questionou passe sanitário

Recomendados para si

;
Campo obrigatório