Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Secretário de Estado dos EUA assegura que UE é "aliado preferencial"

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, afirmou quinta-feira ao Alto Representante Europeu para a Política Externa, Josep Borrell, que a União Europeia é um "aliado preferencial" dos EUA, com primazia na abordagem a "desafios globais".

Secretário de Estado dos EUA assegura que UE é "aliado preferencial"
Notícias ao Minuto

08:16 - 15/10/21 por Lusa

Mundo EUA/Europa

Naquela que foi a primeira viagem oficial do chefe da diplomacia europeia a Washington desde a chegada do presidente Joe Biden à Casa Branca em janeiro, Blinken recebeu Borrell na sede do Departamento de Estado.

"Quando olhamos para praticamente todos os desafios globais que enfrentamos no mundo, a UE é um aliado preferencial... O primeiro ponto para onde olhamos é a Europa", disse Blinken em breves comentários antes da reunião bilateral.

Borrell, por sua vez, sublinhou que "a relação transatlântica é a mais importante que a UE mantém com o resto do mundo".

"Portanto, devemos virar a página sobre quaisquer mal-entendidos e continuar a trabalhar juntos", disse ele.

Em nota após a reunião, o Departamento disse que entre os temas discutidos estiveram o Afeganistão, bem como os diálogos de alto nível em preparação com a Rússia e a China.

Os chefes de diplomacia norte-americano e europeu também observaram o seu "forte apoio aos esforços para restaurar a ordem democrática na Venezuela".

Washington e Bruxelas vivem um dos momentos mais tensos nas relações bilaterais desde a chegada do presidente Joe Biden à Casa Branca, após a caótica retirada do Afeganistão em agosto, que muitos europeus consideram mal gerida pelos Estados Unidos.

Mais recentemente, a relação também foi afetada pela reação adversa da França e UE à aliança de defesa entre os EUA, o Reino Unido e a Austrália, que levou ao cancelamento de uma encomenda multimilionária de submarinos franceses por Canberra.

Num sinal de aproximação de posições e com o objetivo de consolidar uma comum frente contra a China, no final de setembro os Estados Unidos e a União Europeia lançaram o Conselho bilateral de Comércio e Tecnologia (TTC, em inglês).

Além disso, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, abordou posições com o seu homólogo francês, Emmanuel Macron, numa conversa telefónica em setembro, estando previsto um encontro no final deste mês na Europa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório