Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Rússia regista mais de 30 mil casos num dia e novo recorde de mortes

O país registou 986 mortes, um ligeiro aumento em relação ao recorde estabelecido ontem.

Rússia regista mais de 30 mil casos num dia e novo recorde de mortes
Notícias ao Minuto

11:14 - 14/10/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Covid-19

Os últimos dados diários de casos e mortes de Covid-19 na Rússia estabeleceram novos recordes no país, com mais de 30.000 novos casos contabilizados num único dia pela primeira vez.

Nas últimas 24 horas, contabilizaram-se 31.299 novos casos de infeção: o maior número de casos já registados em apenas um dia desde o início da pandemia e um salto de cerca de 2.500 casos face ao dia anterior.

O país também registou 986 mortes, um ligeiro aumento em relação ao recorde estabelecido ontem.

A capital, Moscovo, continua a ser a área mais afetada, com 6.712 novos casos e 72 mortes. A segunda cidade do país, São Petersburgo, contabilizou 2.345 infeções e 67 óbitos.

O ministro da Saúde russo, Mikhail Mourashko, considerou hoje que a situação atual decorre "em primeiro lugar do comportamento da população e da vacinação", que há meses derrapa devido à desconfiança da população sobre as vacinas.

"O sistema (de saúde) está seriamente sob pressão. Devemos impedir esta situação por meio de esforços conjuntos", acrescentou o ministro, citado por agências de notícias russas, mais uma vez apelando aos cidadãos para que se vacinem.

De acordo com Mourashko, se fortes medidas restritivas não forem introduzidas em breve, "corremos o risco de crescimento contínuo" de contaminações.

O presidente russo, Vladimir Putin , pediu à nação que acelere o seu programa de vacinação.

Atualmente, cerca de um terço dos russos estão vacinados, e o ministro da saúde revelou esta semana que mais de um milhão de pessoas estão a receber tratamento para os sintomas do novo coronavírus.

No total, 220.315 pessoas morreram devido à Covid-19 na Rússia em 7,8 milhões de contaminações, de acordo com o levantamento oficial das autoridades russas.

Entretanto, o instituto de estatísticas russo Rosstat, que tem uma definição mais ampla de mortes relacionadas ao novo coronavírus, assim já relatou mais de 400.000 mortes.

A Rússia é o quinto país do mundo em número de casos da Covid-19, atrás dos Estados Unidos, Índia, Brasil e Reino Unido.

Leia Também: Covid-19: Rússia aproxima-se das mil mortes diárias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório