Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Índia reabre fronteiras a turistas estrangeiros a partir de sexta-feira

A Índia vai reabrir as fronteiras aos turistas estrangeiros que chegam ao país em voos fretados ('charter') a partir de 15 de outubro, mas os visitantes que viajam em voos regulares terão de esperar até 15 de novembro.

Índia reabre fronteiras a turistas estrangeiros a partir de sexta-feira
Notícias ao Minuto

08:24 - 14/10/21 por Lusa

Mundo Covid-19

"O Ministério dos Assuntos Internos decidiu autorizar novos vistos turísticos para estrangeiros que chegam à Índia em voos fretados com efeitos a partir de 15 de outubro", anunciaram as autoridades indianas, na semana passada.

"Os turistas estrangeiros que entram na Índia em voos que não os voos 'charter' poderão fazê-lo a partir de 15 de novembro", acrescentaram.

A Índia suspendeu todas as operações aéreas comerciais de passageiros no final de março do ano passado, para travar a propagação do novo coronavírus.

O país tem vindo a levantar progressivamente as restrições desde então, primeiro permitindo o tráfego aéreo doméstico e depois abrindo "bolhas aéreas" com vários países.

Os estrangeiros com vistos de negócios ou de trabalho tinham até agora sido autorizados a viajar para a Índia, mas as autoridades tinham mantido o veto aos turistas, por receio de contágio.

Após uma virulenta segunda vaga da pandemia em abril e maio, que deixou hospitais à beira do colapso e crematórios sobrelotados, com mais de 400.000 casos por dia, as infeções estão agora em declínio acentuado, abaixo dos 20 mil casos diários.

Até agora, a Índia administrou 967 milhões de vacinas contra a covid-19, embora apenas 276 milhões de pessoas tenham recebido a dose dupla, segundo os dados mais recentes divulgados pelo Ministério da Saúde indiano, pelo que a imunização total da população do país, com 1,3 mil milhões de habitantes, ainda está longe.

Desde o início da pandemia, a Índia registou mais de 34 milhões de casos de covid-19 e mais de 451 mil mortes, segundo a contagem da Universidade Johns Hopkins.

Apenas os Estados Unidos, com 44,5 milhões de casos, excedem a Índia no total de infeções.

A covid-19 provocou pelo menos 4.861.478 mortes em todo o mundo, entre mais de 238,59 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Leia Também: Homem condenado a prisão perpétua na Índia por matar esposa com cobra

Recomendados para si

;
Campo obrigatório