Meteorologia

  • 26 OUTUBRO 2021
Tempo
22º
MIN 14º MÁX 25º

Edição

Turquia anuncia detenção de espiões ao serviço do Irão em solo turco

As autoridades turcas anunciaram hoje a "captura" de espiões que estavam a tentar "raptar e repatriar à força" um antigo responsável militar iraniano residente na Turquia.

Turquia anuncia detenção de espiões ao serviço do Irão em solo turco
Notícias ao Minuto

16:22 - 13/10/21 por Lusa

Mundo Turquia

"Oito indivíduos foram capturados numa operação conjunta da Organização Nacional de Informações [MIT] e da polícia nacional turca" realizada a 24 de setembro passado, precisou a fonte, citada pela agência noticiosa France-Presse (AFP) e que solicitou anonimato.

O ex-responsável militar iraniano, cuja identidade não foi revelada, reside em Van, uma das maiores cidades do leste da Turquia, situada, em linha reta, a menos de 100 quilómetros da fronteira iraniana.

Dois espiões, um turco e outro iraniano, operavam a mando de Teerão e estão entre os detidos. Os restantes seis são "colaboradores locais", acrescentou a fonte.

A Turquia e o Irão têm fortes laços económicos, mas estão em lados opostos nalguns setores, como, em particular, no conflito sírio. 

Em fevereiro, um funcionário do consulado iraniano em Istambul foi preso provisoriamente após ter sido detido numa investigação ao assassínio de um dissidente iraniano na Turquia em 2019, informou a agência de notícias estatal Anadolu.

Leia Também: Irão adia execução de jovem condenado à morte

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório