Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Abriram-se duas novas bocas do vulcão Cumbre Vieja nas Canárias

Intensificar das explosões levou, conta o El País, à necessidade de evacuar duzentas pessoas de três povoações.

Abriram-se duas novas bocas do vulcão Cumbre Vieja nas Canárias
Notícias ao Minuto

19:31 - 24/09/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Cumbre Vieja

Abriram-se, esta sexta-feira, duas novas bocas eruptivas no Cumbre Vieja, na ilha de Las Palmas, nas Canárias, num flanco do cone principal do vulcão, avança o El País. No local, têm hoje sido ouvidas violentas explosões, fazendo com que as autoridades aumentassem o perímetro de segurança. 

Este intensificar das explosões levou, conta a mesma publicação, à necessidade de evacuar duzentas pessoas de outras três povoações. Também três companhias aéreas - Iberia, Binter e Canarifly - suspenderam hoje os voos para a ilha espanhola, de modo a garantir a segurança dos seus passageiros.

O aumento do índice de explosividade do Cumbre Vieja foi já confirmado pelo Instituto Geológico y Minero de España (IGME) que, no Twitter, mostrou imagens da situação que se vivia há cerca de uma hora. O mesmo organismo já veio afirmar que as duas novas bocas do vulcão "serviram para libertar pressão e baixar a intensidade".

De lembrar que o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, anunciou hoje que o Governo vai aprovar uma ajuda "imediata" para aqueles que perderam as suas casas e o seu trabalho devido à erupção do vulcão na ilha de La Palma.

Numa conferência de imprensa acompanhado pelos presidentes das Canárias e também pelo máximo responsável público pela ilha de La Palma, Sánchez explicou que toda a ilha será declarada "zona de catástrofe" e que serão tomadas medidas "rápidas" para atender às necessidades de alojamento, aquisição de bens básicos e restabelecimento das comunicações, bem como um sistema específico de expediente para a regulamentação do emprego.

O vulcão Cumbre Vieja está ativo e a expelir lava desde domingo passado e apesar desta situação não houve mortos ou feridos a lamentar entre os 85 mil habitantes da ilha. Contudo, os danos são enormes, acima de 400 milhões de euros, segundo as autoridades regionais.

Leia Também: Casa escapa 'por milagre' a lava do vulcão Cumbre Vieja nas Canárias  

Recomendados para si

;
Campo obrigatório