Meteorologia

  • 07 DEZEMBRO 2021
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 17º

Edição

Canárias. Governo vai comprar 280 casas novas para a população afetada

Vulcão, que entrou em erupção no domingo em La Palma, causou uma situação de "emergência habitacional" na ilha espanhola.

Canárias. Governo vai comprar 280 casas novas para a população afetada

O responsável pelas Obras Públicas, Transportes e Habitação de Canárias anunciou esta quinta-feira que o seu departamento está a gerir a aquisição de um total de 280 casas de nova construção que já estejam terminadas ou quase.

A medida foi tomada para fazer face à "emergência habitacional" causada pela erupção do vulcão Cumbre Vieja, que já dizimou 350 edifícios desde domingo e desalojou centenas de pessoas. 

Num comunicado, citado pelo El Pais, Sebastián Franquis  afirmou que a empresa pública Viscocan está a realizar uma análise do terreno para localizar e contactar todos os proprietários de casas vazias neste momento na ilha.

Em resultado desse trabalho, foi determinada a compra de um lote de pouco mais de 100 casas que serão colocadas à disposição, já no próximo mês, dos residentes afetados pelo vulcão.  

A empresa responsável localizou também empreendimentos com pelo menos 150 casas que poderão estar disponíveis até ao final do ano ou início de 2022. 

"Temos de trabalhar para resolver a emergência habitacional neste caso, que é nossa responsabilidade", disse, frisando que o objetivo principal é "tentar encontrar uma solução o mais rápido possível". 

O vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção no domingo e as autoridades preveem retirar das zonas mais expostas até cerca de 10 mil pessoas. La Palma, com 85 mil habitantes, é uma das oito ilhas do arquipélago das Canárias e encontra-se a 460 quilómetros da ilha portuguesa da Madeira.

A anterior erupção em La Palma ocorreu em 1971, em Teneguía, no sul da ilha, e durou 24 dias. A erupção atual poderá prolongar-se até 84 dias, de acordo com o Instituto Volcanológico das Canárias. 

Esta quinta-feira, o espaço aéreo na zona do vulcão foi restringida para facilitar o funcionamento dos serviços de emergência. A medida visa apenas evitar que drones e meios da comunicação social sobrevoem  o local, pelo que não tem impacto na aviação comercial. 

Leia Também: Astronauta regista erupção do vulcão de La Palma visto do Espaço

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

;
Campo obrigatório