Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Apesar de avisos, veterinários dos EUA reportam escassez de Ivermectina

Antiparasitário já foi desaconselhado por várias autoridades de Saúde, mas os norte-americanos continuam a comprar.

Apesar de avisos, veterinários dos EUA reportam escassez de Ivermectina
Notícias ao Minuto

19:35 - 20/09/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Os veterinários norte-americanos queixam-se de dificuldade para repor os stocks de Ivermectina, mesmo após todos os alertas emitidos pelas autoridades de que o antiparasitário não deve ser usado em casos de Covid-19.

A Ivermectina, sublinhe-se, é um antiparasitário de largo espetro e é comummente usado para tratar animais que sofrem de dirofilariose e que são afetados por parasitas internos e externos.

Nos Estados Unidos, os donos de cavalos estão com dificuldades em encontrar o fármaco, por estar esgotado. A escassez é notada em vários pontos do país, segundo indica o Washington Post

O QC Supply, um distribuidor de produtos de pecuária do Nebraska, indicou ter esgotado o stock de pasta de Ivermectina. Outros distribuidores reportaram o mesmo, indicando que nunca receberam tantas chamadas a pedir o fármaco, escreve a mesma publicação.

Recorde-se que a OMS indicou em março que as evidências atuais sobre o uso de Ivermectina para tratar doentes com Covid-19 são inconclusivas, recomendando que seja usada apenas em testes clínicos até existir mais informação. A A Food and Drug Administration (FDA) fez o mesmo aviso em agosto, indicando que tomar este medicamento pode causar náuseas, vómitos e efeitos secundários neurológicos.

Por cá, também o Infarmed esclareceu que não há evidência científica que permita apoiar o uso da Ivermectina no tratamento e na prevenção da Covid-19.

Leia Também: AO MINUTO: Internamentos sobem. Taxa de positividade de 0,12% nas escolas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório