Meteorologia

  • 28 OUTUBRO 2021
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 23º

Edição

Apesar de avisos, veterinários dos EUA reportam escassez de Ivermectina

Antiparasitário já foi desaconselhado por várias autoridades de Saúde, mas os norte-americanos continuam a comprar.

Apesar de avisos, veterinários dos EUA reportam escassez de Ivermectina

Os veterinários norte-americanos queixam-se de dificuldade para repor os stocks de Ivermectina, mesmo após todos os alertas emitidos pelas autoridades de que o antiparasitário não deve ser usado em casos de Covid-19.

A Ivermectina, sublinhe-se, é um antiparasitário de largo espetro e é comummente usado para tratar animais que sofrem de dirofilariose e que são afetados por parasitas internos e externos.

Nos Estados Unidos, os donos de cavalos estão com dificuldades em encontrar o fármaco, por estar esgotado. A escassez é notada em vários pontos do país, segundo indica o Washington Post

O QC Supply, um distribuidor de produtos de pecuária do Nebraska, indicou ter esgotado o stock de pasta de Ivermectina. Outros distribuidores reportaram o mesmo, indicando que nunca receberam tantas chamadas a pedir o fármaco, escreve a mesma publicação.

Recorde-se que a OMS indicou em março que as evidências atuais sobre o uso de Ivermectina para tratar doentes com Covid-19 são inconclusivas, recomendando que seja usada apenas em testes clínicos até existir mais informação. A A Food and Drug Administration (FDA) fez o mesmo aviso em agosto, indicando que tomar este medicamento pode causar náuseas, vómitos e efeitos secundários neurológicos.

Por cá, também o Infarmed esclareceu que não há evidência científica que permita apoiar o uso da Ivermectina no tratamento e na prevenção da Covid-19.

Leia Também: AO MINUTO: Internamentos sobem. Taxa de positividade de 0,12% nas escolas

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório