Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Hungria prorroga estado de emergência até 01 de janeiro

A Hungria anunciou o prolongamento do estado de emergência devido à pandemia do coronavírus até 01 de janeiro, justificando que os dados indicam um aumento dos contágios, com mais de 370 infeções registadas hoje no país.

Hungria prorroga estado de emergência até 01 de janeiro
Notícias ao Minuto

11:30 - 15/09/21 por Lusa

Mundo Covid-19

O Governo adiantou que a medida será submetida a votação na primeira sessão de outono do Parlamento, onde a formação governamental do primeiro-ministro, Viktor Orbán, tem maioria absoluta.

A medida foi justificada pelo facto de "a pandemia ainda persistir e a propagação da variante delta tornar necessária defesa e reação rápida".

A expansão do novo coronavírus voltou a acelerar no país da Europa Central e, nas últimas 24 horas, ocorreram 371 novas infeções e 12 mortes.

Esses números são iguais aos registados em maio no caso de casos novos e junho no caso de óbitos.

A Hungria, que aplica algumas vacinas não autorizadas pela União Europeia (UE), foi durante meses um dos países onde o programa de imunização avançou mais rápido, mas agora estagnou e apenas 65% da população adulta recebeu as duas doses da vacina contra a covid-19, em comparação com a média da comunidade europeia que é de 70%.

De qualquer forma, o Governo anunciou que não tenciona, de momento, introduzir restrições no país, onde o uso de máscaras só é obrigatório nos estabelecimentos de saúde.

A covid-19 provocou pelo menos 4.636.530 mortes em todo o mundo, entre mais de 225,18 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.

Leia Também: Hungria acusa Bruxelas de atacar Polónia sobre independência dos juízes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório