Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Hungria acusa Bruxelas de atacar Polónia sobre independência dos juízes

O Governo húngaro acusou hoje a Comissão Europeia (CE) de atacar "brutalmente" a Polónia após Bruxelas ter pedido ao Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) que multe Varsóvia por não garantir a independência dos juízes.

Hungria acusa Bruxelas de atacar Polónia sobre independência dos juízes
Notícias ao Minuto

15:54 - 09/09/21 por Lusa

Mundo Diplomacia

"A Comissão Europeia lançou um ataque brutal contra a Polónia, interferindo na justiça e no procedimento legislativo de um estado comunitário soberanos de uma forma sem precedentes", criticou a ministra da Justiça da Hungria, Judit Varga, na rede social Facebook.

Terça-feira, a CE solicitou ao TJUE a imposição de sanções económicas à Polónia por incumprimento da exigência do tribunal europeu, que exige a Varsóvia para pôr fim ao funcionamento da Câmara de Disciplina do Supremo Tribunal polaco, considerando que atenta contra a independência dos juízes e que é contra o direito comunitário.

A Câmara de Disciplina do Supremo Tribunal polaco, criada em 2017, pode, segundo os estatutos e critérios, sancionar ou até suspender qualquer juiz do país.

Varga sublinhou que o Governo polaco já tinha informado sobre a intenção de cumprir a sentença, facto que a Comissão Europeia ignorou e pediu sanções económicas, medida que qualificou como "escandalosa" e "arrogante". 

"Simpatizamos com os nossos amigos polacos", sublinhou Varga, que anunciou que a Hungria irá analisar como apoiar Varsóvia perante o TJUE, embora sem especificar como. 

Varga anunciou que o Governo do ultranacionalista Viktor Orbán também irá redigir um decreto em apoio à Polónia.

A Hungria e a Polónia são os dois países comunitários contra os quais a Comissão Europeia abriu processos judiciais por violações ao direito europeu, como, entre outros, em matéria de separação de poderes e de independência judicial.

Os dois países apoiam-se mutuamente nos respetivos confrontos legais contra a União Europeia.

Leia Também: Bebidas alcoólicas: Como é que variam os preços na UE?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório