O incêndio, que começou na quarta-feira perto de Málaga (Andaluzia) é agora considerado "sob controlo. A chuva que tem vindo a cair há horas tem sido o melhor aliado" dos bombeiros, disse na rede social Twitter o presidente da região da Andaluzia, Juanma Moreno.
O dirigente regional acrescentou que, no entanto, os trabalhos para extinguir totalmente o incêndio na Serra Bermeja, uma cadeia montanhosa na província de Málaga, é complexo e ainda não terminou.
Cerca de 500 bombeiros, apoiados por 51 aviões, estiveram mobilizados na segunda-feira para combater o incêndio gigante que devastou uma superfície de mais de 8.000 hectares.
Desde domingo, 260 soldados de uma unidade militar especializada neste tipo de emergências ajudaram a lutar contra as chamas, a pedido das autoridades regionais.
O incêndio, que se prolongou durante os primeiros dias devido ao calor elevado e ao vento, matou um bombeiro de 44 anos na quinta-feira e levou à evacuação preventiva de um total de 2.600 pessoas.
Vários incêndios de grande dimensão provocados por ondas de calor afetaram vários países mediterrânicos este Verão, incluindo a Grécia, Itália, Turquia e Argélia.
Leia Também: Especialistas associam alterações climáticas ao fogo em Sierra Bermeja