Meteorologia

  • 06 DEZEMBRO 2021
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

Edição

Egito reabre parcialmente ponto de passagem para a Faixa de Gaza

O Egito reabriu hoje parcialmente, após vários dias de encerramento, o terminal fronteiriço de Rafah, o único ponto de passagem para a Faixa de Gaza que não é controlado por Israel.

Egito reabre parcialmente ponto de passagem para a Faixa de Gaza

Esta passagem para o enclave palestiniano, sob bloqueio israelita há mais de uma década, tinha sido encerrada na segunda-feira.

O encerramento desta passagem fronteiriça foi decretado pelas autoridades egípcias após um fim de semana marcado por incidentes violentos entre as forças israelitas e manifestantes palestinianos que provocaram cerca de 40 feridos ao longo da barreira que divide a Faixa de Gaza do Estado hebreu.

Segundo testemunhou no local um jornalista da agência France-Presse (AFP), a passagem de Rafah estava hoje aberta para as pessoas que se deslocavam do Egito para o enclave palestiniano.

No domingo, o terminal fronteiriço será reaberto nas duas direções, de acordo com o Ministério do Interior da Faixa de Gaza, território controlado pelo movimento islâmico palestiniano Hamas desde 2007.

Também hoje o organismo israelita responsável pelas operações civis nos territórios palestinianos (Cogat) anunciou um alívio das restrições ao nível da transferência de mercadorias, nomeadamente de veículos, para o enclave palestiniano através do ponto de passagem de Kerem Shalom, no sul.

As autoridades israelitas deverão também permitir a saída de mais 1.000 empresários de Gaza através do ponto de passagem de Erez, outro terminal fronteiriço no norte do enclave.

Estas medidas pretendem "manter a estabilidade securitária na região", informou o Cogat.

Perto de 20 palestinianos ficaram feridos na sequência de novos confrontos ocorridos na quarta-feira com as forças israelitas junto da barreira fronteiriça que divide o enclave de Israel, segundo relataram equipas locais de socorro e de emergência médica.

Leia Também: Palestinianos da Faixa de Gaza retomam protestos na fronteira com Israel

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

;
Campo obrigatório