Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Argélia corta relações diplomáticas com Marrocos

O ministro dos Negócios Estrangeiros argelino, Ramtane Lamamra, anunciou hoje o corte de relações diplomáticas com Marrocos devido a "ações hostis" do reino em relação à Argélia.

Argélia corta relações diplomáticas com Marrocos
Notícias ao Minuto

18:44 - 24/08/21 por Lusa

Mundo Argélia

"A Argélia decidiu cortar as suas relações diplomáticas com o reino de Marrocos a partir de hoje", declarou o ministro argelino numa conferência de imprensa.

Lamamra explicou as razões desta decisão afirmando que "a história mostrou que o reino de Marrocos nunca parou de realizar ações hostis para com a Argélia".

O chefe da diplomacia argelina também atribuiu "aos dirigentes do reino a responsabilidade das crises repetidas, que se agravaram", um comportamento que "conduz ao conflito em vez de à integração na região" do Magrebe.

Na quarta-feira passada, o Alto Conselho de Segurança, encabeçado pelo Presidente argelino, Abdelmadjid Tebboune, decidiu "rever" as relações com Marrocos, acusado de estar envolvido nos incêndios mortíferos que devastaram o norte da Argélia.

"Os incessantes atos hostis perpetrados por Marrocos contra a Argélia exigiram a revisão das relações entre os dois países e a intensificação dos controlos de segurança nas fronteiras ocidentais", segundo um comunicado oficial argelino.

Leia Também: Argélia suspende emissão de mais duas televisões por "falta de ética"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório