Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 17º MÁX 30º

Grécia constrói muro de 40 km para impedir entrada de afegãos

Autoridades vão mandar de regresso qualquer afegão que entre ilegalmente no país.

Grécia constrói muro de 40 km para impedir entrada de afegãos
Notícias ao Minuto

22:50 - 21/08/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Afeganistão

A Grécia decidiu construir um muro de cerca de 40 km e instalar um sistema de vigilância na fronteira com a Turquia para impedir a entrada de refugiados afegãos.

Questionado sobre a barreira, construída em tempo recorde, o ministro de Proteção ao Cidadão da Grécia, Michalis Chrisochoidis, disse que o país “não pode esperar passivamente pelo impacto” da tomada de posse dos talibãs.

“As nossas fronteiras permanecerão invioláveis”, afirmou o governante, mostrando-se preocupado com a onda de refugiados afegãos que, tudo indica, vai chegar em breve à Europa.

De acordo com Michalis Chrisochoidis, a Grécia, que já esteve na linha da frente da crise migratória, em 2015, quando mais de um milhão de pessoas fugiu à guerra e pobreza no Médio Oriente e entrou na União Europeia pela Turquia, “vai mandar de regresso qualquer afegão que chegue ilegalmente ao país”.

Recorde-se que a rápida tomada do Afeganistão pelos talibãs deixou alguns cidadãos temerosos pelas suas vidas e levou-os a tentar fugir do país a qualquer custo. Alguns morreram até a tentar viajar nos trens de aterragem dos aviões que aterraram em Cabul.

Leia Também: Jornalista relata terror em Cabul. Há pessoas a morrerem esmagadas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório