Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Jornalista relata terror em Cabul. Há pessoas a morrerem esmagadas

Pelo menos 12 pessoas já morreram nas imediações do aeroporto da capital do Afeganistão.

Notícias ao Minuto

18:46 - 21/08/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Afeganistão

A embaixada dos EUA no Afeganistão aconselhou os cidadãos norte-americanos a evitarem deslocações até ao aeroporto de Cabul, este sábado, devido a “potenciais ameaças de segurança”.

O aviso acontece depois de, pelo menos, três pessoas terem morrido esmagadas por milhares que desejam sair do país.

O relato do jornalista Stuart Ramsay, da Sky News, é aterrador. Depois de vários dias sem incidentes graves, o Aeroporto do Afeganistão ficou hoje, novamente, caótico. Em poucos minutos, as pessoas que estavam na frente das filas para embarcarem começaram a ser “esmagadas”. “Os militares começaram a tirar pessoas do meio do caos, os médicos corriam de uma vítima para a outra e depois para a outra e para outra”, conta Stuart.

Perante de milhares de pessoas a serem “esmagadas, que estavam desidratadas e apavoradas”, os militares decidiram molhá-los com uma mangueira, revela ainda o jornalista britânico.

O número de pessoas que tentam fugir do país não para de aumentar. Entre a multidão, estava muitas mulheres e “muitas, muitas crianças” que veem as suas esperanças diminuírem a cada voo que sai do aeroporto do Afeganistão.

Apesar dos militares terem conseguido salvar famílias inteiras do esmagamento em massa, alguns acabaram por não resistir, acabando os corpos cobertos por lençóis brancos. “Parece a morte tentando alcançar a liberdade”, descreveu ainda Stuart.

Recorde-se que, desde que os Talibã entraram em Cabul, no último domingo, já foram enviados para fora do Afeganistão cerca de 12 mil estrangeiros e afegãos que colaboraram com as forças internacionais.

Leia Também: Afeganistão. Tudo o que já aconteceu desde que talibãs tomaram o poder

Recomendados para si

;
Campo obrigatório