Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: Incidência desce. Portugal em 5.º em novos casos diários

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.

AO MINUTO: Incidência desce. Portugal em 5.º em novos casos diários
Notícias ao Minuto

07:54 - 16/08/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Cerca de 155 mil jovens de 16 e 17 anos foram vacinados contra a Covid-19 este fim de semana, de acordo com o balanço feito, esta segunda-feira, pela Task Force.

Ainda sobre a evolução do processo de vacinação no país, até às 23h59 de sábado, já tinham sido realizados mais de 159 mil pedidos de agendamento de jovens entre os 12 e os 15 anos, que serão vacinados nos fins de semana de 21 e 22 e de 28 e 29 de agosto.

O objetivo, neste momento, é de garantir que o próximo ano letivo arranque com os adolescentes e jovens totalmente imunizados contra o novo coronavírus. 

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo:

16h00 - Este registo terminou. Continue a acompanhar aqui os principais desenvolvimentos, desta segunda-feira, sobre a pandemia em Portugal e no mundo. 

15h56 - Centro de vacinação de Azambuja vandalizado. Câmara vai apresentar queixa. A Câmara Municipal da Azambuja revelou, esta segunda-feira, que as estruturas exteriores do centro de vacinação contra a Covid-19 do concelho foram vandalizadas, durante a noite de domingo e a madrugada de hoje. A autarquia ribatejana informou ainda que "está já a desenvolver as diligências, no sentido de apresentar uma denúncia formal junto das autoridades competentes". Veja as fotos aqui

15h37 - Saiba por onde vão andar os pontos de testagem esta semana em Lisboa. A Câmara de Lisboa continua a apostar na testagem massiva gratuita de despiste à Covid-19. Confira aqui onde e em que horário se pode dirigir aos pontos móveis de testagem da capital esta semana. 

15h00 - Antigo diretor do Centro de Prevenção e Controlo de Doenças dos EUA acredita que vírus "escapou acidentalmente" de laboratório. Robert Redfield, ex-diretor do Centro de Prevenção e Controlo de Doenças dos Estados Unidos, defendeu hoje que a hipótese de que o novo coronavírus escapou de um laboratório deve ser investigada. 

O antigo responsável, que estava à frente da autoridade quando começou a pandemia, disse ainda, num artigo de opinião publicado no Wall Street Journal e assinado juntamente com Marc Siegel, um professor de Medicina da New York University, que acredita que o novo vírus "escapou acidentalmente" de um laboratório. 

14h32 - Incidência continua a baixar e Rt a subir. A taxa de incidência de infeções pelo coronavírus SARS-CoV-2 nos últimos 14 dias continua a baixar no continente e a nível nacional, enquanto o índice de transmissibilidade (Rt) voltou a aumentar, passando de 0,95 para 0,96.

Notícias ao Minuto Atualização desta segunda-feira da matriz de risco. © DGS

14h23 - Aumento de casos de Covid-19 no Porto Santo é "situação complicada". O presidente do Governo da Madeira considerou hoje que o aumento de casos de Covid-19 na ilha do Porto Santo está a tornar-se "uma situação complicada", admitindo a aplicação de multas em situações de incumprimento das regras.

14h22 - Governo diz que já foram vacinados 80% dos jovens de 16 e 17 anos. O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Lacerda Sales, disse hoje terem sido vacinados, no passado fim de semana, 80% dos jovens de 16 e 17 anos, o que considerou uma "lição de maturidade" daqueles jovens.

14h17 - Portugal é o quinto país da União Europeia com mais novos casos diários. Portugal passou esta semana de sexto para quinto país da União Europeia com mais novos casos de infeção por SARS-CoV-2, com uma média diária de 229 por milhão de habitantes nos últimos sete dias, segundo o 'site' Our World in Data. A média diária em Portugal aumentou ligeiramente dos 225 casos verificados na semana passada.

Entre os países da União Europeia (UE), Chipre tem a maior média diária, com 465 casos, seguido da Irlanda (355), de Espanha (322) e da Grécia (314).

A média da União Europeia neste indicador desceu de 154 para 132, enquanto a média mundial subiu de 80 para 81.

14h01 - Portugal com mais 11 mortos e 1.135 novos casos de Covid-19. Portugal reportou, nas últimas 24 horas, mais 1.135 novos contágios de Covid-19 e 11 vítimas mortais associadas à doença, informou, esta segunda-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de pacientes internados em enfermaria voltou hoje a subir (mais 24 internados) depois de ontem também ter aumentado (mais 17). O número total de pacientes hospitalizados é de 768, com 154 em UCI (menos 3 do que ontem).

A incidência em Portugal Continental é de 318,8 casos por cada 100 mil habitantes, com rácio de transmissibilidade de 0,96.

13h54 - Secretário de Estado diz que ciência é a melhor resposta a negacionistas. O secretário de Estado Adjunto e da Saúde disse hoje que a melhor resposta a "movimentos negacionistas" é a "evidência científica", recordando que a vacinação contra a Covid-19 já evitou "muitos milhares de óbitos e internamentos."

13h39 - Açores com 40 novos casos de Covid-19. Os Açores registaram 40 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, sendo 33 em São Miguel, cinco em Santa Maria e dois na Graciosa, decorrentes de 570 análises realizadas, anunciou a Autoridade Regional de Saúde.

13h16 - EMA avalia uso de anti-inflamatório em adultos hospitalizados. A Agência Europeia do Medicamento (EMA) anunciou, esta segunda-feira, que está a avaliar o uso do medicamento RoActemra para doentes Covid-19, com doença severa e hospitalizados. 

De acordo com a autoridade, este medicamento tem como objetivo ser administrado em doentes que estão ventilados e a receber tratamento com corticosteróides. 

13h11 - Pandemia já matou mais de 4,36 milhões de pessoas no mundo. O novo coronavírus provocou a morte a pelo menos 4.361.805 pessoas em todo o mundo desde que foram detetados os primeiros casos na China, no final de 2019, segundo o balanço de hoje da agência France-Presse (AFP).

12h26 - Médico chinês acusado de plágio após defender coexistência com o vírus. Um médico chinês, que tem estado na primeira linha do combate à pandemia de Covid-19 na China, está a ser investigado por plágio, após ter questionado publicamente a estratégia do país de "tolerância zero" com a doença.

12h02 - Jogos Paralímpicos serão disputados à porta fechada. Os Jogos Paralímpicos Tóquio2020, que começam em 24 de agosto, serão realizados à porta fechada, à semelhança do que aconteceu com os Jogos Olímpicos, devido à pandemia da Covid-19, anunciaram hoje os organizadores.

11h38 - Mealhada aumenta apoios às empresas do concelho. A Câmara da Mealhada, no distrito de Aveiro, alterou o Programa APOIAR para "conferir maiores apoios" às empresas locais afetadas pelos confinamentos da pandemia, tendo atribuído cerca de 235 mil euros até julho, foi hoje anunciado.

11h24 - África com mais 1.311 mortes e 29.833 novos casos. África registou mais 1.311 mortes associadas à Covid-19 e 29.833 infeções pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo dados do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC).

11h10 - Cerca de 155 mil jovens vacinados no total este fim de semana. Cerca de 155 mil jovens com 16 e 17 anos foram vacinados contra a Covid-19 durante o fim de semana passado, de 14 e 15 de agosto, "correspondendo a cerca de 80% do universo elegível (de jovens que não foram infetados e que tiveram Covid-19 há mais de seis meses)", adiantou esta manhã uma nota divulgada pela task force. 

11h01 - Oleiros realiza testes rápidos e certificados antigénio gratuitos. A Unidade Móvel de Saúde de Oleiros inicia hoje a realização de testes rápidos e certificados de antigénio, sem necessidade de marcação e de forma gratuita, anunciou o município local.

10h45 - China prevê desaceleração económica devido a vírus e inundações. O crescimento da economia chinesa deve abrandar, no segundo semestre do ano, devido às enchentes de verão e às medidas de prevenção contra o novo coronavírus, apontou hoje fonte do Governo chinês.

10h39 - Estudo de imunidade nos lares de idosos arranca em Sagres. Vai arrancar já amanhã, dia 17, o estudo de imunidade nos lares de idosos em Portugal. A investigação irá ter início por volta das 11h00, na Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo, em Sagres, adiantou esta manhã, em comunicado, a instituição. O momento irá contar ainda com a presença da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

É de recordar que este estudo serológico tem como objetivo "analisar a imunidade dos idosos mais vulneráveis já vacinados e compará-la com a dos funcionários a quem foi administrada a vacina na mesma altura". O estudo é de participação voluntária e gratuita e vai ser realizado a uma amostra de cinco mil funcionários e utentes de lares do Algarve e Alentejo. 

10h22 - Tem mais de 16 anos e ainda não foi vacinado? O Governo recordou, esta manhã, que todos os cidadãos com mais de 16 anos já "podem tomar a primeira dose da vacina, sem agendamento, no centro de vacinação correspondente ao seu centro de saúde". Para mais informações e obtenção da senha de acesso clique aqui.

10h16 - Julho foi o mês com a menor redução de voos desde o início da pandemia. Em julho de 2021 registou-se uma redução de 37% em relação a julho de 2019, de acordo com os números da Eurocontrol, que tem monitorizado o impacto da Covid-19 nos voos comerciais da União Europeia.

10h07 - Timor-Leste regista três mortes, maior número desde o início da pandemia. Timor-Leste registou hoje três mortes associadas à Covid-19, o maior número num só dia desde o início da pandemia, e 117 novas infeções, a maior parte em Díli, segundo as autoridades de saúde.

09h49 - Diretor-geral da OMS volta a apelar a distribuição equitativa de vacinas no mundo. Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), voltou a apelar, esta segunda-feira, através das redes sociais, à distribuição equitativa das vacinas contra a Covid-19 no mundo. 

Com o objetivo de 10% da população mundial estar vacinada até setembro, o responsável recordou para se atingir esta meta é necessário que "os países partilhem doses" e que "os fabricantes priorizem as encomendas do plano Covax", que "aumentem a produção de vacinas", "partilhem licenças, tecnologia e experiência". 

09h32 - Jovem agradece a Gouveia e Melo pela vacina. Um jovem de 16 anos de Alcochete, que foi inoculado contra a Covid-19 este fim de semana, fez um vídeo a agradecer ao centro de vacinação do Samouco, onde tomou a vacina, e ao vice-almirante Gouveia e Melo, a forma como este tem desempenhado o seu papel como coordenador da Task Force.

08h55 - Mais de 73% de pessoas com mais de 18 anos na UE com pelo menos uma dose. O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças europeu partilhou esta manhã uma atualização do balanço do processo de vacinação contra a Covid-19 na União Europeia (UE). De acordo com os dados divulgados, 73,6% das pessoas com mais de 18 anos já têm pelo menos uma dose da vacina e 62,3% já estão completamente vacinadas. 

08h36 - Várias empresas no Reino Unido oferecem 'recompensas' a pessoas vacinadas. A maioria das grandes empresas no Reino Unido estão a oferecer recompensas, descontos e ofertas a todos os clientes que comprovem que estejam vacinados contra a Covid-19. 

De acordo com a Reuters, Asda, lastminute.com, National Express, Free Now taxis e os centros Better são algumas das empresas que já estão a oferecer incentivos a quem se vacina. A Uber, Bolt e a Deliveroo também já adiantaram que vão dar descontos aos vacinados, a fim de promover a vacinação contra o novo vírus. 

08h05 - Cerca de 93 mil crianças perderam pelo menos um progenitor no Peru. Até ao momento, perto de 93 mil crianças ficaram pelo menos sem um dos pais devido à Covid-19 no Peru, noticia esta manhã o The Guardian. Muitos destes menores, que já se encontravam no limiar ou na pobreza, estão agora a enfrentar um agravamento da sua situação económica. 

07h34 - China deteta 51 novos casos, 13 por contágio local. A China anunciou hoje ter identificado, nas últimas 24 horas, 51 casos de Covid-19, 13 dos quais por contágio local, diagnosticados em três províncias diferentes.

07h21 - Pessoas vacinadas deixam de ter de cumprir isolamento após contacto com caso positivo em Inglaterra. Em Inglaterra, todas as pessoas que tenham o esquema vacinal completo contra a Covid-19 deixam de ter de cumprir isolamento profilático se tiverem em contacto com um caso positivo do novo vírus. A medida entra em vigor esta segunda-feira. 

07h10 - Alemanha regista mais 4 mortos e 2.126 novos casos. Alemanha reportou, em 24 horas, mais 2.126 novos contágios de Covid-19 e quatro óbitos relacionados com a doença, informou esta segunda-feira o Instituto Robert Koch. Ainda segundo as autoridades, a incidência de novos casos a sete dias por 100 mil habitantes subiu de 35,0 para 36,2. 

07h10 - Macau anuncia reabertura de espaços de entretenimento na quarta-feira. Espaços culturais, desportivos e de diversão em Macau, encerrados na sequência da identificação de quatro casos de Covid-19, podem reabrir a partir das 00h00 de quarta-feira (17h de terça-feira em Lisboa), foi hoje anunciado.

07h00 - Bom dia! Iniciamos aqui um novo registo de atualização de informação sobre a pandemia no país e no mundo. Para ficar a par de tudo o que de relevante aconteceu ontem clique aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Negacionistas "são uma minoria"; Brasil tem mais 13.957 casos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório