Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Militares chineses e russos realizam exercícios no noroeste da China

Os exércitos da China e da Rússia estão a realizar exercícios conjuntos no noroeste do país asiático, num período de reforço dos laços entre os dois estados autocráticos e de incerteza quanto à instabilidade no Afeganistão.

Militares chineses e russos realizam exercícios no noroeste da China
Notícias ao Minuto

08:41 - 10/08/21 por Lusa

Mundo Militares

Os exercícios envolvem tropas terrestres e as forças aéreas e devem prolongar-se até sexta-feira na região autónoma de Ningxia.

A região faz fronteira com Xinjiang, onde a China mantém detidos mais de um milhão de membros de minorias étnicas, no que alega tratar-se de uma campanha contra o terrorismo e o extremismo.

Xinjiang faz fronteira com o Afeganistão e a China está preocupada com a possibilidade da violência do país vizinho se alastrar à sua fronteira, caso os Talibã assumam o controlo do país, após a retirada das tropas norte-americanas.

Embora não sejam formalmente aliados, a Rússia e a China alinharam as suas políticas militar e externa em grande parte devido à rivalidade comum com os EUA e os seus aliados.

A agência noticiosa oficial Xinhua disse que os exercícios começaram na segunda-feira e foram presididos por Li Zuocheng, membro da Comissão Militar Central do Partido Comunista Chinês.

O exercício visa "aprofundar as operações antiterrorismo conjuntas entre os militares chineses e russos e demonstrar a firme determinação e força dos dois países para salvaguardar conjuntamente a segurança e estabilidade internacional e regional", disse a Xinhua, citando as autoridades chinesas e russas.

"Isto reflete um novo nível na parceria estratégica abrangente China - Rússia de coordenação para uma nova era e na confiança mútua estratégica, intercâmbios pragmáticos e coordenação entre os dois países", assinalou a Xinhua.

Leia Também: ONG aplaudem que exército indonésio elimine exames de virgindade

Recomendados para si

;
Campo obrigatório