Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Pelo menos três mortos no Líbano em disputa pelo acesso a combustível

Pelo menos três pessoas morreram hoje em duas disputas relacionadas com a distribuição e venda de combustível no norte do Líbano, que há meses regista uma forte escassez deste produto devido a uma grave crise económica.

Pelo menos três mortos no Líbano em disputa pelo acesso a combustível
Notícias ao Minuto

14:15 - 09/08/21 por Lusa

Mundo Líbano

A agência noticiosa local ANN informou que duas pessoas morreram devido a uma disputa "sobre a comercialização de gasolina" que se iniciou numa aldeia a poucos quilómetros de Tripoli e que posteriormente se estendeu a um bairro dessa cidade costeira.

No decurso da contenda, registaram-se disparos e o lançamento de uma "bomba", precisou a ANN, sem revelar mais detalhes sobre o artefacto utilizado.

Num outro incidente na localidade de Bajoun-Daniye, também no norte do país, uma pessoa morreu e outra ficou ferida numa altercação sobre como "garantir mais combustível" face ao disponibilizado pela estação de serviço.

No decurso da disputa inicial, foram utilizadas armas brancas e uma pistola militar, e pouco depois a violência alastrou às imediações da casa da pessoa que efetuou os disparos, provocando mais dois feridos, segundo a agência oficial.

No total, uma pessoa morreu e três ficaram feridas em Bajoun-Daniye.

O Líbano atravessa uma das piores crises económicas do mundo em mais de meio século.

Desde há meses que o país regista uma crise de combustíveis que tem forçado a população a aguardar várias horas em longas filas para garantir alguns litros, culminando muitas vezes no encerramento da estação de serviço e em incidentes violentos.

A escassez de combustível também está a afetar o fornecimento de eletricidade, pelo facto de os libaneses dependerem de geradores privados que funcionam a gasóleo, e que estão a ser racionados pelos seus operadores no mês mais quente do ano.

Leia Também: Confrontos devido à escassez de combustível no Líbano provocam um morto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório