Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Cerca de 5.000 pessoas retiradas na Coreia do Norte devido a inundações

Cerca de 5.000 pessoas tiveram de ser retiradas e mais de 1.000 casas foram danificadas pelas inundações causadas por fortes chuvas na Coreia do Norte, noticiou hoje a televisão estatal.

Cerca de 5.000 pessoas retiradas na Coreia do Norte devido a inundações
Notícias ao Minuto

06:51 - 07/08/21 por Lusa

Mundo Coreia do Norte

Grandes áreas agrícolas foram também inundadas.

Imagens difundidas pela televisão estatal mostraram casas inundadas até ao nível do telhado. "Centenas de hectares de terras agrícolas" foram submersos na província meridional de South Hamgyong, e as estradas e casas foram afetadas, informou a estação.

O mau tempo surge depois do líder norte-coreano Kim Jong-Un ter reconhecido em Junho que o seu país enfrentava uma "situação de tensão alimentar".

A Coreia do Norte deverá enfrentar uma escassez alimentar de 860.000 toneladas este ano, de acordo com uma previsão da agência alimentar da ONU (FAO) divulgada em julho. A agência alertou para "uma difícil estação de escassez entre agosto e outubro".

O regime norte-coreano, que está sob sanções internacionais pelos seus programas militares, há muito que luta para alimentar a sua população e sofre regularmente de escassez de alimentos.

A pressão sobre a economia norte-coreana foi agravada pelo encerramento das fronteiras para combater a pandemia e por uma série de tempestades e inundações no ano passado.

A Coreia do Norte sofreu uma grave crise de fome nos anos 90 que deixou centenas de milhares de mortos, na sequência da redução da ajuda de Moscovo após a queda da União Soviética.

Leia Também: Chuva intensa na Coreia do Norte destrói mais de mil casas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório