Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

AO MINUTO: Mais de 4 mil recuperados; Internamentos voltam a cair

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Mais de 4 mil recuperados; Internamentos voltam a cair
Notícias ao Minuto

08:10 - 05/08/21 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

Numa altura em que Portugal ainda está dividido quanto à vacinação dos mais novos, Espanha dá hoje início à inoculação dos jovens dos 12 aos 19 anos, fase que corresponde à ultima parte do plano de vacinação no país vizinho.

Por cá, recorde-se que esta quarta-feira a DGS afirmou que os jovens saudáveis terão de esperar por 'luz verde' da task force para serem vacinados. Isto porque primeiro serão inoculados os jovens que apresentem "comorbilidades".

A lista de doenças que conferem esta prioridade é composta por dez patologias em que se inserem cancro, diabetes e obesidade. 

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

15h15 - Este registo chega ao fim, mas pode continuar a acompanhar-nos aqui.

15h10 - Surto em lar de Mação. O lar do Centro de Solidariedade Social Nossa Senhora das Dores de Ortiga, concelho de Mação, Santarém, enfrenta o seu primeiro surto desde o início da pandemia em Portugal. Segundo o jornal Médio Tejo, a instituição contabiliza 18 casos de infeção. 

14h25 - Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 10 mortes e 2.581 novos casos relacionados com a Covid-19. Casos ativos são, esta quarta-feira, menos 2.176, sendo atualmente o total de 45.198. Boas notícias chegam ao nível dos recuperados (mais 4.747 em relação a ontem), com um total de 917.367. Já contactos em vigilância são menos 923. 

13h59 - Cabo Verde já aceita entrada no país só com certificado de vacinação. O diretor nacional de Saúde do país revelou que para a entrada em Cabo Verde de viajantes internacionais basta a partir de agora apresentar certificados válidos de vacinação completa, sem necessidade de realização de testes

13h51 - O SNS lembra, através do Twitter, que "crianças com idades entre os 12 e os 15 anos que tenham cancro ativo, diabetes, obesidade, insuficiência renal crónica estão entre as que devem ser vacinadas prioritariamente"

13h43 - Pandemia interrompe convergência da Grécia, Itália, Espanha e Portugal. Segundo economistas do BCE, a crise económica provocada pela pandemia "interrompeu, pelo menos temporariamente, o processo de convergência dos padrões de vida" na Grécia, Itália, Espanha e Portugal

13h39 - Medidas de apoio até abril do próximo ano? O pedido foi feito hoje pela Entidade Regional de Turismo de Lisboa, no sentido de que as medidas de apoio à retoma das empresas do setor sejam mantidas até abril de 2022, para contrariar a crise "devastadora" provocada pela pandemia no turismo desta região

Crise pandémica "está a colocar o tecido económico do Turismo em Lisboa em risco de colapso"

13h25 - 52 novos casos nos Açores. A Autoridade Regional dá conta de mais 52 contágios (46 dos quais só m São Miguel), nas últimas 24 horas, no arquipélago 52 novos casos, 51 recuperações, a par de oito internamentos nos três hospitais regionais

13h18 - Delta desafia política de "zero casos" na China. A variante está a desafiar a dispendiosa estratégia da China de prevenir contágios, com especialistas da saúde a alertar que o país asiático vai ter que aprender a coexistir com o vírus.

13h10 - Covax ainda só enviou para África 10% das vacinas previstas em agosto. O enviado especial da União Africana (UA) para a covid-19 afirmou hoje que apenas chegaram a África 10% dos 320 milhões de vacinas que a Covax tinha anunciado que chegariam à região em agosto.

13h01 - Dados Mundiais. A pandemia da covid-19 causou pelo menos 4.257.424 mortos no mundo desde que a doença foi identificada em dezembro de 2019 na China, segundo um balanço da agência France Presse até às 10:00 TMG (11:00 em Lisboa) de hoje.

12h40 - A Moderna assegura que a sua vacina mantém uma eficácia de 93% contra o novo coronavírus entre quatro a seis meses após a toma da 2.º dose. "Estamos muito contentes que a eficácia da nossa vacina se mantenha estável", afirmou o presidente executivo da empresa, defendendo que "esta longa duração beneficiará as milhares de pessoas que receberam a vacina da Moderna".

12h05 - Músico Paul Johnson morre aos 50 anos de Covid-19. Paul Johnson - DJ e produtor americano de house, mais conhecido pelo seu single 'Get Get Down' - morreu de Covid-19. Tinha 50 anos. 

11h40 - Número de contágios diários no mundo aumenta drasticamente. Mais de 200 milhões de casos de Covid-19 foram contabilizados em todo o mundo desde a descoberta do coronavírus em dezembro de 2019 e as contaminações aumentam drasticamente nas últimas semanas, segundo um balanço divulgado hoje pela France Presse. 

11h15 - Tóquio regista recorde de infeções e Governo alarga medidas no país. O Governo japonês aprovou hoje medidas adicionais para tentar conter o aumento de casos de Covid-19, no mesmo dia em que a cidade de Tóquio, onde decorrem os Jogos Olímpicos, registou um recorde de 5.042 infeções.

11h13 - DGS prepara orientações sobre vacinas não aprovadas pela Agência Europeia. A Direção-Geral da Saúde (DGS) está a elaborar orientações sobre as vacinas contra a Covid-19 Covishield (AstraZeneca) e a chinesa Sinovac, não aprovadas pela Agência Europeia do Medicamento (EMA), que serão divulgadas em breve.

11h10 - Iolanda Laranjeiro recebeu esta segunda-feira, 2 de agosto, a segunda dose da vacina contra a Covid-19 e recorreu às redes sociais para partilhar a sua experiência, revelando que sofreu alguns efeitos secundários.

11h08 - Autoagendamento para 18 anos ou mais volta a partir de 7 de agosto. Auto agendamento exclusivo para os utentes dos 16 aos 17 anos de idade, para vagas disponíveis no fim de semana de 14 e 15 de agosto, terminará às 23h59 de 6 de agosto

10h45 - França está a considerar uma terceira dose de vacina para os idosos. O Presidente francês Emmanuel Macron anunciou esta quinta-feira, num vídeo partilhado no seu perfil no Instagram, que uma terceira dose de vacina será "provavelmente" necessária para os idosos e mais fragilizados, uma opção pode ser posta em prática a partir de setembro.

10h25 - Testar é fundamental, um conselho que o SNS volta a reforçar.

10h10 - Surto na Misericórdia de Proença-a-Nova. Um surto de Covid-19 detetado na quarta-feira na Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova provocou uma morte e regista 127 casos ativos, disse hoje à agência Lusa o presidente da câmara local.

09h30 - Quem teve Covid pode sofrer uma "queda substancial" na inteligência. O 'nevoeiro cerebral' ou confusão mental é um dos muitos sintomas relatados por indivíduos afetados pela chamada Covid persistente ou Covid longa.

09h10 - Vacinação é a "chave" contra a doença e morte alertam organismos europeus. A Agência Europeia de Medicamentos e o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças apelaram à vacinação, por ser a "chave" para a proteção contra o Covid-19, incluindo a variante Delta, e para evitar mortes.

08h30 - O principal sintoma de casos positivos de coronavírus. Um estudo realizado pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), juntamente com a plataforma Clinicarx, analisou 3,3 milhões de testes rápidos para a Covid-19, realizados em farmácias, nos primeiros seis meses de 2021. E concluiu que os sintomas mais comuns reportados por doentes sintomáticos foram tosse (68,7% das pessoas), corrimento nasal (53,6%), dor de garganta (49,0%) e dor de cabeça (48,8%).

08h08 - Dia de decisão Constitucional sobre passe sanitário em França. O Conselho Constitucional de França aprecia hoje a legalidade da imposição do passe sanitário no país face ao aumento de casos de Covid-19, decisão que, uma vez aprovada, entrará em vigor a 9 deste mês.

07h32 - Espanha entra na última fase de vacinação. Os centros de vacinação em toda a Espanha já estão a encher-se de adolescentes que, acompanhados pelos seus pais, vão hoje receber a sua primeira dose da vacina contra a Covid-19, escreve o El Pais. Dez comunidades vão dar hoje início à última parte do pano de vacinação: crianças dos 12 aos 19 anos de idade. 

07h30 - Alemanha com 3.539 novos casos e 26 mortes em 24 horas. Em termos acumulados, o país tem agora um total de 3.780.985 casos da doença e 91.730 mortes desde que a pandemia começou.

07h27 - China deteta 62 novos casos locais. A China anunciou hoje ter identificado 85 novos casos de Covid-19, dos quais 62 por contágio local, mais de metade na província de Jiangsu, no leste do país.

07h25 - Macau suspendeu hoje a vacinação à Covid-19 nos três dias de teste massivo à população, que começou terça-feira e que se prolonga por três dias. O Centro Desportivo Mong-Há "suspendeu os serviços de vacinação, hoje 5 de agosto" e "passou a realizar testes de ácido nucleico", pode ler-se no comunicado, num momento em que o fluxo de milhares de pessoas está a colocar sob pressão a capacidade de resposta dos postos de testagem.

07h22 - EUA ponderam exigir aos estrangeiros visitantes que estejam vacinados. O governo dos EUA está a tomar os primeiros passos para exigir a quase todos os estrangeiros que visitem o país que estejam vacinados contra o novo coronavirus, disse na quarta-feira um dirigente da Casa Branca.

07h20 - Bom dia! Damos agora início ao acompanhamento da situação da Covid-19 em Portugal e no Munto. Recorde os acontecimentos anteriores aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Saúde mental impactada. Brasil supera 20 milhões de casos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório