Dois mortos em fogos florestais que se multiplicam na Bulgária

Dois silvicultores morreram e um terceiro ficou ferido hoje na Bulgária, enquanto combatiam incêndios florestais que se multiplicaram esta semana no país, anunciou o Ministério do Interior.

Notícia

© SİDP

Lusa
04/08/2021 19:55 ‧ 04/08/2021 por Lusa

Mundo

Bulgária

Os dois silvicultores morreram depois de terem ficado cercados por um incêndio em curso perto de uma aldeia da região de Sandanski, no sudoeste do país, desde hoje de manhã, indicou o ministério.

Quatro habitações foram destruídas hoje pelas chamas noutro incêndio na região de Starosel (centro), para onde o exército enviou um helicóptero para ajudar os bombeiros.

Outro helicóptero, veículos do exército e bombeiros combatem desde terça-feira um grande incêndio no sopé da cordilheira Stara Planina, na região de Karlovo, no centro do país.

Pelo menos seis habitações e uma antiga escola foram totalmente queimadas na segunda-feira, quando um incêndio alastrou a uma aldeia da região de Kyustendul (oeste).

A Bulgária enfrentou na semana passada uma vaga de calor e, na segunda-feira, os serviços meteorológicos emitiram um alerta vermelho para o calor na maior parte do país.

Nos últimos dias, têm-se registado entre 200 e 240 incêndios por dia, declarou hoje o chefe dos serviços de bombeiros, Nikola Nikolov, à televisão pública BNT,

Segundo o responsável, 93% dos incêndios foram ateados por mão humana e propagaram-se rapidamente devido ao calor, à seca e ao vento.

Há igualmente grandes incêndios em curso na Grécia, na Turquia e na Macedónia do Norte.

Leia Também: Presidente da Bulgária força designação de novo primeiro-ministro

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas