Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Jogos Olímpicos. Polícia de Hong Kong investiga vaias ao hino chinês

Os espetadores terão vaiado e abafado o hino com cânticos num centro comercial.

Jogos Olímpicos. Polícia de Hong Kong investiga vaias ao hino chinês
Notícias ao Minuto

08:43 - 30/07/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Jogos Olímpicos

A polícia de Hong Kong informou que está a investigar vaias ao hino nacional chinês e cânticos que não permitiram que fosse ouvido durante a transmissão dos Jogos Olímpicos de Tóquio num centro comercial.

Centenas de fãs reuniram-se num centro comercial, na noite de segunda-feira, para assistir à vitória de Edgar Cheung na esgrima e, durante a cerimónia da medalha, conta a AFP, alguns adeptos vaiaram o hino nacional chinês e gritaram 'Somos Hong Kong', tendo o momento sido transmitido pela televisão.

'Somos Hong Kong' é uma canção comumente cantada pelos adeptos de futebol do território, muitos dos quais se identificam com a cultura cantonesa em oposição ao mandarim falado na China continental.

Até agora, Hong Kong está a ter o seu melhor desempenho em Jogos Olímpicos com a conquista da medalha de ouro na esgrima por Edgar Cheung e as duas pratas na natação de Siobhan Haughey.

Mas esse recém-encontrado sucesso desportivo coincide com tempos difíceis para a ex-colónia britânica reintegrada na China. Depois de ter vindo a ser posta em prática uma violenta repressão aos dissidentes políticos como resposta às gigantescas e muitas vezes violentas manifestações pró-democracia que têm vindo a acontecer.

As autoridades de Hong Kong aprovaram uma legislação o ano passado que proíbe quaisquer insultos ao hino nacional e à bandeira da China, com as autoridades a citar especificamente os fãs de futebol como uma das razões pelas quais consideraram a lei necessária. Esta sexta-feira, a polícia confirmou que está a investigar o incidente no centro comercial.

Leia Também: Ser vacinado em Hong Kong vale um apartamento de 1,4 milhões de dólares

Recomendados para si

;
Campo obrigatório