Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Levantado alerta de tsunami emitido após sismo de 8,2 ao largo do Alasca

As autoridades norte-americanas levantaram hoje o alerta de tsunami que tinham emitido horas antes, após um forte sismo de magnitude 8,2 nas ilhas Aleutianas do Alasca.

Levantado alerta de tsunami emitido após sismo de 8,2 ao largo do Alasca
Notícias ao Minuto

11:30 - 29/07/21 por Lusa

Mundo Sismo

O Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) anunciou que sismo ocorreu cerca das 22h15 de terça-feira (hora local, 06h15 de hoje em Lisboa) nas águas ao largo de Sandpoint, nas Aleutas orientais, a uma profundidade de 32 quilómetros.

O sismo ocorreu a cerca de 100 quilómetros a sudeste da localidade de Perryville, com cerca de 100 habitantes, acrescentou o USGS.

Embora os terramotos a essa profundidade sejam sentidos com menos intensidade do que os mais próximos da superfície, o sistema de aviso de tsunami do Serviço Nacional de Meteorologia tinha emitido um aviso de alerta para as ilhas havaianas, a cerca de 4.000 quilómetros de distância.

"Com base em todos os dados disponíveis, não há ameaça de tsunami para o estado do Havai [...], o aviso para o Havai é cancelado", anunciou o Centro de Alerta sobre Tsunamis do Pacífico num 'tweet' citado pela EFE.

Mesmo assim, o centro admitiu que o Havai poderá sofrer ondas de tsunami de menos de 30 centímetros que não se espera que causem danos.

O sismo, de magnitude de 8,2, foi acompanhado por cerca de 20 tremores menores de diferentes profundidades na mesma região.

A réplica mais forte atingiu uma magnitude de 6,2, com hipocentro a 42 quilómetros da superfície.

De acordo com dados sísmicos preliminares, o mais forte destes sismos poderia ter sido amplamente sentido por quase todos na área do epicentro e poderia ter causado danos ligeiros a moderados, mas esta é uma área muito escassamente povoada.

A península do Alasca faz parte do chamado Anel de Fogo do Pacífico, zona de grande atividade sísmica e vulcânica entre o golfo do Alasca e a península russa de Kamchaka.

Em 27 de março de 1964, um sismo de magnitude 9,2 abalou a região de Anchorage. Prolongou-se por vários minutos e desencadeou uma onda destruidora ao longo de toda a costa ocidental norte-americana, causando mais de 250 vítimas.

Leia Também: Alerta de tsunami na Península do Alasca após sismo de magnitude 8.2

Recomendados para si

;
Campo obrigatório